terça-feira, junho 06, 2006

QUE PENA

Fui ao Show do cantor e compositor, Zé Alexandre no último sábado, dia 03 de Maio, no Teatro Municipal. Espetáculo organizado pela Secretária de Cultura. Muito bom, o espetáculo. Um desfile de canções que falam de Amor, Paz e Esperança.

Zé Alexandre é da Geração dos anos 70, que estourou no inicio dos anos 80. Arrematou o 3º lugar no Festival de MPB, da extinta TV Cultura, ao lado do companheiro de estrada Oswaldo Montenegro, interpretando Bandolins. Um belo interprete, Zé não obteve sucesso em grandes gravadoras. Passou os anos 80 e 90, cantando em Festivais e barzinhos do Rio de Janeiro, sua terra Natal.

No show, passeou do Blues ao Samba, tirando casca de ritmos nordestinos, com temáticas de gênero, meio ambiente, Paz e outros. Pena que apenas 60 pessoas prestigiaram 1h e meia de delicadeza e sonhos, de um artista de bela voz e performance, bem como muito divertido.

Fiz minha critica a meu amigo Ronald da Secretária de Cultura. Disse que faltou divulgação. Ronald defendeu-se enfatizando que houve investimento na mídia e com a classe artística da cidade. Voltei a dizer que só isto não basta, é preciso ter uma estratégia que envolva setores organizados para um evento como este.

Citei uma experiência que foi a produção do espetáculo teatral João Candido e a Revolta da Chibata, do grupo União e Olho Vivo da Capital. O grupo completamente desconhecido por estas bandas, levou ao teatro Vitória em 2004, mais de 500 pessoas. É claro que a bilheteria era um kilo de alimentos não perecível, talvez mais fácil que os 2reais do show de Zé Alexandre.

Mas mesmo assim o Olho Vivo sofria da mesma situação que o Zé: Limeira não os conhecia. Convencemos associações e sindicatos a ajudar na divulgação, enfatizando a importância de evento desta natureza. Ronald não concordou, mas aceitou a sugestão.

De qualquer forma, a iniciativa da secretária foi ótima, pois proporcionou a quarentões como eu a ficar de frente com ídolos dos tempos de juventude. O Zé lançou seu novo CD durante o Show: “Olhar Diferente”, que pode ser adquirido pelo site oficial do compositor: www.zealexandre.com.br .