terça-feira, agosto 23, 2005

LUGAR DE CRIANÇA É NA ESCOLA

Acompanho diariamente o programa de radio Bom Dia Mix, do meu amigo o Jornalista Ivan Júnior. No programa de hoje, durante o noticiário de polícia, o repórter José Roberto Bernardes, relatou um assalto realizado por um adolescente. O caso suscitou comentários, pelos Jornalistas do programa. Ao abrir o telefone ao público, uma ouvinte externou sua opinião, arriscando os motivos da criminalidade que envolve jovens e adolescentes.

A senhora mãe de dois filhos, que segundo ela são adotivos, resume os problemas, a exigência da Lei, que permite que o ser humano, trabalhe a partir de 16 anos. Esta senhora defendeu no programa que o que dissemina a violência "È os Marmanjãos" que não querem trabalhar, não gostam de pegar no pesado. Palavras textuais, desta senhora, que afirma que seus filhos trabalham desde os 8 anos de idade e isto contribuiu para que se tornassem pessoas dignas e honestas.

As declarações recheadas de contradições e baseadas na construção do senso comum, por Afanasios jazadis, Geraldos Luís da vida e outros que fazem apologia constantemente a violência ao invés de denunciar o crime organizado, a ausência de políticas públicas que gerem emprego, que ofereçam educação de qualidade e políticas de cultura e lazer para todos. Dizer que seus filhos trabalham desde os 8 anos, só estimula a exploração do trabalho infantil e provavelmente o abandono da escola ou no mínimo ou péssimo aproveitamento escolar. A idéia absurda de que o trabalho enobrece o Ser Humano, ainda é muito forte na sociedade.

O que forma caráter é acesso a cidadania e isto só é possível, com Educação e comida na mesa. Este tipo de discurso feito por esta senhora é reproduzido diariamente não só por jornalistas, mas políticos que justificam sua incapacidade de solucionar os graves problemas da sociedade, jogando a culpa nesta mesma sociedade.
Em Limeira, por exemplo, somos a terceira cidade no Estado de São Paulo que mais tem adolescentes na Febem. Hoje são 79, mas já chegamos a ter mais de 130, garotos e garotas. A culpabilidade não é exclusiva dos pais. Entendo ser quase que toda das autoridades públicas, que não fomentam a construção da cidadania. Em nossa cidade, não há espaço de lazer, cultura para juventude. Programas fomentadores de inclusão social, através de qualificação profissional e intelectual.

As entidades que a anos lutam pela implantação de um modelo de ressocialização alternativo as FEBENS, tem esbarrado ora na omissão, ora na ineficiência e lentidão do poder público. Outro aspecto, é de que a exploração do trabalho infantil, é enorme em nosso País. Boa parte de nossos jovens iniciam muito cedo no mercado de trabalho, não o formal, mas o informal e precarizado. Hoje em limeira, o setor de folheados é o campeão da economia informal e da contratação de meninos e meninas, muitas crianças de até menos de 8 anos. Portanto a razão da marginalidade e da criminalidade, é a ausência de políticas sociais que promovam a inclusão