quinta-feira, dezembro 29, 2005

GOVERNO SILVIO MAIS DO AUTORITARISMO

O texto que postei ontem, apenas definia o que entendo por um governo democrático e popular, com compromissos claros e objetivos com os pobres.

Tinha e tenho a plena certeza de que o Governo Silvio Félix, não cumprirá, como não cumpriu neste primeiro ano , no restante de seu mandato praticamente nada dos pontos em que elenquei na matéria publicada no extinto site Tiro e Queda.

Primeiro por sua História pessoal e o perfil de sua equipe de governo. O personalismo e o individualismo são a marca registrada desta gestão, que pautou-se por um secretariado que anunciava planos, projetos e nenhuma ação concreta e decisiva.

O discurso de que sua equipe seria de técnicos, foram para debaixo d´agua, aja vista que só a secretária de negócios jurídicos, foi responsável por inúmeras lambanças, entre elas vários contratos, licitações, reprovadas pelo tribunal de contas do Estado, alem é claro de varias denuncias por super faturamento e outras irregularidades feitas ao Ministério Público.

Segundo por Silvio Félix, iniciar sua administração ensaiando uma política calcada no populismo, tomando medidas e iniciativas que agradassem o povo. Mas foi pífia a tentativa de reeditar, o estilo de políticos como Getulio e JK, só para citar dois ilustres populistas.

A incapacidade de Félix em dialogar com a sociedade civil organizada, notou-se já nos primeiros meses, em que raramente assuntos de relevância eram discutidos com a população. Quando o segundo semestre chegou, com ele vem medidas impopulares, como o corte de cestas básicas a famílias carentes somada a uma política de assistência social, que muito fala e pouco combate a miséria e a fome, o corte do beneficio de bolsas de estudos, a extinção rápida e desnecessária da EMDEL, provocando um caos nos serviços de limpeza e manutenção na cidade e a eterna demora em definir uma política habitacional no município, forçando o Movimento Sem Casa realizar 3 ocupações durante este primeiro ano de governo.

Isolado da população, o Prefeito agarrou-se na maioria dos Vereadores, que de uma disciplina da qual jamais vi em meus 25 anos de política, votaram tudo o que o chefe do executivo pedia (ou ordenava). Até na tentativa de cassar injustamente o mandato de um Vereador, este governo foi envolvido.

Alias a câmara municipal, não só atende ao estilo o senhor feudal manda os serviçais obedecem, como reedita de uma forma para lá de transparente, comportamentos que achávamos estava banido ou em vias de desaparecer do cenário político de nossa municipalidade. Funcionários fantasmas, nepotismo, uso corrente de expedientes como urgência especial para votar projetos polêmicos com o da CIP, entre outros abusos a democracia.

O modelo imperador de Roma, esta falido e ninguém suporta mais o autoritarismo e a política de exclusão. O Governo Silvio direciona mal seu eixo de ações. A segurança pública, passa a ser sua prioridade, cometendo erros constitucionais e de conceito administrativo.

As vezes sua equivocada maneira de comportar-se o faz cometer heresias, como a de comparar-se com Jesus Cristo, dita a alguns dias em um programa de radio do município.

Estamos em época de repensar as instituições e as leis e comportamentos que as regem. Não é possível mais achar que ao ser eleito a prerrogativa de decidir é só do Prefeito.

O povo não pensa mais assim. As décadas de lutas contra o regime militar e suas heranças, tem ensinado a população, há ter gosto pelo engajamento político, o exemplo dos movimentos contra a taxa de luz são elementos para comprovação desta tese.

Não creio que este governo modifique seu modo de governar. Então resta a população organiza-se e garantir direitos e amplia-los com muita luta.

OBS: Amanhã escrevo sobre o Governo Lula.