terça-feira, abril 01, 2008

PARA MARCIEL- I


SOBRE A GREVE DO SERVIÇO PÚBLICO

A Greve é um direito do Trabalhador, não só garantido nas Convenções Internacionais da OIT- Organização Internacional dos Trabalhadores-, como na própria declaração universal dos Direitos Humanos, bem como em nossa Constituição Federal. È natural que o trabalhador, tenha a seu dispor, um mecanismo de pressão as negativas e intransigências patronais. Quando o dialogo é interrompido, não há outra saída, para a força de trabalho senão a greve.

Nenhum trabalhador gosta de fazer greve. Quem é que tem prazer, em ficar debaixo de sol, chuva, lona preta em um calor de 40graus. Quem é que tem prazer, em correr o risco, de nada conseguir e ainda por cima ser demitido(situação da Iniciativa privada), ou sofrer retaliações. As greves são um instrumento do Capitalismo. Em outras sociedades, haviam outras formas de luta.

Foi na Inglaterra, do século XIX, que os operários descobriram, que quando o empregador é intransigente, o melhor é mexer com aquilo que lhe dá lucro. Parar a produção, foi para os trabalhadores Ingleses, uma forma eficaz, de reduzir jornada de trabalho, conquistar um salário mais digno e outras reivindicações. As greves são políticas sim. Como tudo na vida. Uma paquera por exemplo, há necessidade de se ter táticas e estratégias, para cupidar um coração. As greves não são um método de se fazer Revolução. Elas tem objetivos imediatos, como aumento de salário e condições de trabalho. Ninguém propõe, tomar o poder durante uma paralisação, nem tão pouco tomar a fabrica/prefeitura. As greves, como afirma Vladimir Lênin, em seu Sobre as Greves, são apenas batalhas e não a guerra.

Esta enorme introdução, sintetizada, ao que penso da atual greve dos Servidores Públicos Municipais, é apenas para responder em alto nível, as baixarias da direita conservadora e truculenta desta cidade, que tem muitas dificuldades de conviver com a democracia. Na Democracia, os conflitos são necessários, para na pluralidade de idéias e concepções, possa-se construir uma sociedade melhor. As greves, não matam ninguém, como as guerras.

O Prefeito Silvio Félix, tem agido com o funcionalismo, como um empresário Inglês do Século Dezenove. Não dialoga com as categorias, faz descaso com os Sindicatos e toma medidas autoritárias. Quando um movimento paredista explode ou ele é contrariado em suas posições e ações, ataca os opositores de estarem fazendo política, se aproveitando dos trabalhadores. O cinismo governista, vai a raia do absurdo. Quem ouviu ou viu a sessão da câmara dos Vereadores de ontem(31/03), pode ouvir ou ver duas cenas hilariantes de um governo que tem uma base de sustentação desastrada e fisiológica.

Estava em discussão as contas do ex Prefeito Pejon. O parecer do Tribunal de Contas era pela rejeição, pois o mesmo não cumpriu com as metas de investimento em Educação e deixou um montante de 17milhões de dividas para a atual gestão pagar. A base do Prefeito, sabe-se lá porque, tinha interesse em aprovar, porem pouco conhecimento da matéria ou precisavam de tempo para convencer os demais a votar pelo Sim a Pejon. Pediram ao relator do processo Vereador José Carlos Pinto de Oliveira, o adiamento da votação. Pedido negado, aja vista que todos tiveram acesso a documentação do processo. E aí, a segunda cena, lamentável. A mesma Vereadora que pediu o adiamento, para estudar melhor, foi a que fez a defesa mais entusiasmada do Ex Prefeito e suas contas. Em uma noite, em que o funcionalismo, lotava a câmara para pedir dignidade, questão de o próprio José Carlos Pejon é um dos culpados, pela defasagem salarial e péssimas condições de trabalho no serviço público.

A greve é justa. Saiu porque o governo trata, as questões sociais, com um reio na mão. Um governo que tem dificuldades de conviver com o diferente, o diverso. E outros conflitos podem aparecer, se este modo de administrar, continuar.

4 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Caro João Geraldo.

Existem alguns pontos nesta greve. Você, melhor do que ninguem sabe das limitações do Executivo, para a reposição de inflação (limitado) devido a ano eleitoral, você como sindicalista, bem como agente politico, sabe disso!.
Isso não impede, que uma luta futura continue para que nossos servidores públicos, possam ter um salario mais digno. (igual de alguns politicos ou agentes politocos).
O que não pode ocorrer é que pessoas (terceiros) como mães, e doentes, paguem por isso, existe caso de demissão. A mãe, não tem onde deixar seus filhos, motivo que leva a faltar do emprego, e acaba sendo demitida.
Outro fator importante é que todos os sindicatos, sabem dessa limitações do Executivo, razão pela qual, deveria jogar limpo com os servidores, explicar a situação, os motivarem para um outro ano. Como não ocorre, deixa claro a intenção do sindicato de apenas causar transtornos.

Apesar de não comungarmos a mesma ideia, deixo meu abraço,
Rodolfo.

abril 02, 2008 4:49 AM  
Anonymous Anônimo said...

Caro Rodolfo: As limitações Judiciais, são questuionaveis, e mesmo que elas existam, a Pauta de Reivindicações foi encaminhada ao Prefeito em Janeiro e os supostos limites, seriam a partir de Abril. Nada impede que o alcaide municipal, promova aumentos salariaias, que aliás, ele vai fazer ao aumentar o salario dos Dentistas em quase 7%, fora os 4.6%, de reposição. Se para uma minoria pode, porque n pode para a maioria. O argumento caro, Rodolfo, é fraco. Segunda questão, se há limitações, quanto a aumentos salariaias, n haveria para outros pontos, como beneficios e condições melhores de trabalho. Mais uma vez o Prefeito, recusa-se a discutir qualquer coisa.

Abraços;

Janjão

abril 02, 2008 5:43 AM  
Anonymous Anônimo said...

O fato do ano ser ou não eleitoral nada tem a ver com greves.

Os servidores públicos durante muitos anos foram representados (mal representados) por uma diretoria sindical subserviente aos interesses dos prefeitos que por aqui passaram. Ainda que tardiamente os servidores se organizaram, e disseram não à subserviência, elegendo uma nova diretoria para seu sindicato que prometeu combatividade com muita luta pela melhoria nas condições de trabalho dos servidores, que têm missões importantíssimas em nossa sociedade e deveriam ser reconhecidos por isso.

Quem dera o atual prefeito ou os demais cumprissem suas promessas assim como esta diretoria sindical cumpre após eleita. Quem dera a população de Limeira se mobilizasse juntamente com os servidores e cobrasse junto aos prefeitos e vereadores, no mínimo coerência com seus discursos.
Tenho certeza que somente com mobilização e participação popular nossa cidade poderia dar um salto à frente e se tornar mais humana, justa e fraterna.

Frank

abril 02, 2008 3:46 PM  
Anonymous Anônimo said...

veja www.hamiltonppereira.blogspot.com, denuncia e investigação.

abril 07, 2008 6:09 AM  

Postar um comentário

<< Home