terça-feira, abril 08, 2008

PARA MARCIEL- II


SOBRE A GREVE DOS SERVIDORES MUNICIPAIS- A RÉPLICA


Vamos nos reportar a História novamente. Os Sindicatos são frutos do Capitalismo, não surgiriam sem o advento da extração da Mais Valia e do lucro. Portanto as greves foram na Revolução Industrial Inglesa, instrumento não só de pressão sobre os patrões para a conquista de condições dignas de vida, trabalho e salário, mas as mesmas foram fontes motivadoras para a criação das Trade Unions, os primeiros Sindicatos na Inglaterra.

Como fruto do conflito K versus Trabalho, a natureza sindical é econômica, reivindicatória e pode ser Histórica, mas tem limites, entre eles o de fazer revoluções políticas. Um Sindicato, não é e não deve ser correia de transmissão Partidária, até porque engloba no conjunto de trabalhadores, varias visões e concepções de mundo. A pluralidade e a democracia devem prevalecer no cotidiano sindical.

É preciso confessar que nem sempre este principio é seguido. Na maioria das vezes, o centralismo e o autoritarismo tomam conta de nossas instituições, diga-se de passagem não só sindicais.

Vamos á outra discórdia do texto publicado no blog no Marciel, www.politicanaveia.blogger.com.br. A de que a greve ocorreu por interesses políticos partidários do PT, com a intenção de aparecimento na mídia. Ora meu garoto, você não deve ter tido acesso a Pauta de Reivindicações, muito menos participado ou acompanhado o processo de discussão da campanha salarial que reuniu mais de mil servidores por encontro. Não havia na Pauta nenhuma conotação política, muito menos na condução do processo. Todas as reivindicações, são necessidades da Categoria, questões que os diversos Prefeitos sequer deram atenção. Posso admitir que o percentual de 25%, foi exagerado pedir logo de cara, a inexperiência da direção levou a este erro. Mas a intransigência não foi do Sindicato e sim da Prefeitura, que tinha o rol de pedidos há mais de um mês em sua mesa e sequer agendava rodadas de negociação.

Continuemos as discórdias. Um Prefeito que diz que tudo que é contra ele é político eleitoral, demonstra sua incapacidade de propor o dialogo, no sentido de busca de soluções. É do conhecimento de todos, que o Plano de Carreira aprovado no ano passado, a toque de caixa, sem nenhuma consulta aos trabalhadores, teve um único objetivo o de favorecer a então diretoria do Sindicato, na época amiga e parceira de todos os chefes do executivo, que pela Prefeitura passaram. Este mesmo plano trouxe distorções enormes para os trabalhadores e trabalhadoras que ganham o piso salarial ou um pouco mais. Isto representa a maioria do serviço público. Estas injustiças, aliadas a necessidades Históricas, e o fato de acreditarem em uma direção que desde a Campanha Eleitoral, se propôs ser de luta e compromissada com os interesses da Categoria.

È óbvio que em qualquer instituição da sociedade civil, a interesses partidários. Os militantes de cada agremiação, disputam no interior de suas organizações a hegemonia política de seu grupo. O Silvio faz bem isto, nas igrejas evangélicas, onde predominam lideranças que o apóiam, inclusive cometendo aberrações como a pratica do nepotismo e outras mazelas. Cito as igrejas, mas posso perfeitamente, citar outras entidades, como a do antigo Sindicato dos Motoristas, que sempre esteve aliado aos Prefeitos de Plantão. Vou te dizer uma coisa: acho perfeitamente normal estas disputas, só não dá para aceitar, benesses pessoais ou dinheiro publico investido de forma irregular em instituições ou Partidos Políticos. E aí Marciel, desafio você com muita tranqüilidade a provar se alguém do PT ou o Partido se beneficia materialmente destes processos de luta.

Por ultimo a greve não teve nada de ilegal. Foi justa, ouve erros que devem ser avaliados pela Categoria. E digo que a população vem perdendo não com as greves, mas com a falta de políticas publicas em vários setores. As filas para exames médicos e consultas continuam enormes, remédios faltam a toda hora, escândalos de corrupção estão aos montes para contar História e nenhuma política eficaz de geração de trabalho e renda, foi implantada.

Não é as greves que prejudicam o município, é o Caudilhismo.

7 Comments:

Anonymous Anônimo said...

O Plano de carreira do funcionalismo público, quais foram os votos dos vereadores do PT?
Eles não discutiram o projeto?
E, desculpa por estar me envolvendo, o PT ganhou em midia, correto!!
Rodolfo

abril 08, 2008 12:02 PM  
Anonymous Anônimo said...

Rodolfo: Muito bom vc frequentar este espaço. Mas antes de mais nada, peço que antes de tecer qualquer comentario conclusivo, como o postado em seu blog sobre suposta fraude em licitação, o convido para conversar comigo e com o Vereador Zé Carlos. Em textos anteriores seus, já tinha lhe feito o convite. Por isto reitero, estou a sua disposição.

Abraços;

Janjão

abril 08, 2008 12:15 PM  
Anonymous Anônimo said...

O Plano de carreira do funcionalismo público, quais foram os votos dos vereadores do PT?
Eles não discutiram o projeto?
E, desculpa por estar me envolvendo, o PT ganhou em midia, correto!!
Rodolfo

abril 09, 2008 5:34 AM  
Anonymous Anônimo said...

Meu Caro Rodolfo: Te deixei sem resposta sobre o Plano de Carreira, desculpe-me por isto. O Plano de Carreira, foi enviado a Câmara com prazo até adeguado para ser votado. Ocorre que ao longo do estudo levantamos serios problemas no texto. Fizemos varias emendas, discutidas com varios setores do Funcionalismo. Nossas emendas n passaram. Votar contra o PC, seria de uma idiotice tamanha. O voto foi favoravel, porem com muitas criticas. Já o funcionalismo nada discutiu, a diretoria do Sindicato na época, que queria a tdo custo se reeleger, nao envolveu a categoria no debate e aceitou que a maioria dos trabalhadores, tivesse correção zero com o Plano.

Abraços;

Janjão

abril 10, 2008 5:19 AM  
Anonymous Anônimo said...

Meu Caro Janjão;

Tambem não respondi a sua orientação supra.
Seria de bom tom vc e seu vereador responsavel, tornar público o acontecido, por ora, o que sabemos são das bocas alheias. Todos tem direito de se defender, mas enquanto se calam, o assunto rola.
Acredito que seu vereador, o presidente da camara, bem como vc, deveriam dar explicações sobre o assunto para não pairar duvidas.
Não faltará oportunidade de conversarmos, muito breve.
Um abraço
Rodolfo

abril 10, 2008 7:07 AM  
Anonymous Anônimo said...

Meu caro: Falaremos sobre o caso, mas n como réus porque n o somos. Quem deveria dar explicações, o Presidente da Camara e o Jornal a Gazeta já foram cobrados, pois são ambos que fizeram as supostas denuncias. O Eliseu já se pronunciou dizendo que somos inocentes, já o Jornal, ainda não. Mas n se preocupe estamos de consciencia muito tranquila. Em breve, muito breve nos manifestaremos sobre isto. Agora se quiser saber sobre o ocorrido, já te disse, nos procure antes de concluir qualquer coisa. Estamos a sua disposição.

Abraços;

Janjão

abril 10, 2008 7:25 AM  
Anonymous Anônimo said...

Grato pela explicação, assim fica mais facil, podemos saber dos dois lados, só sabiamos de 1. um abraço

abril 10, 2008 7:53 AM  

Postar um comentário

<< Home