quarta-feira, agosto 24, 2005

MINHAS PREFERIDAS- ARRASTÃO

Esta música, foi umas das que me fez interessar por Festivais de Música Popular Brasileira.

Iniciava-se no Brasil em 1965, o iria se denominar um celeiro de surgimento de grandes nomes da MPB, até aquele momento recheada dos Sambas canções, Boleros e de novidade a Bossa Nova, uma mistura do Jaz Americano com nosso Samba e de temas comuns a crescente classe média carioca. O primeiro deles em importância é o Festival de Música Popular Brasileira da extinta de TV Excelsior de São Paulo.

A Televisão vai ter um papel decisivo, tanto para a popularização de nossa música, como de um estilo musical que então surgia que retratava a questão social, a cultura regionalista do Brasil em contraste com o que vinha sendo feito até então. A chamada música de protesto, vai ter vez e voz nos Festivais da Canção.

Estamos já em plena ditadura Militar. O Festival foi realizado entre março e abril ou seja em plena comemoração de 1 ano do golpe militar de 1964. Arrastão vence o Festival e revela para o País, uma gauchinha, ainda vesga, que a época tinha 20 anos: ELIS REGINA. A canção é do até então desconhecido Edu Lobo, com o já consagrado poeta e fundador da Bossa nova Vinicius de Moraes.

A canção que emprega sentimentos religiosos e culturais dos pescadores, inaugura um estilo musical que utiliza de metáforas para denunciar ou até conscientizar. O Arrastão da música, nada tem haver com a criminalidade e sim uma ação coletiva e em movimento, com a clara intenção de mudar comportamentos políticos. Edu e Vinicius, falavam da Ditadura.