terça-feira, janeiro 03, 2006

MINHAS PREFERIDAS- BR3

Soube recentemente que o interprete desta canção seria Gerson King Combo, outro ícone da recém Black Music Brasileira, naquele inicio de década de 70 do século passado.

Mas sobrou mesmo foi para Toni Tornado acompanhado pelo então Trio Ternura. Toni viveu durante muitos anos nos Estados Unidos, onde teve contato com a soul musica de James Brown e outras feras Americanas.

No Brasil apresentou-se em programas para juventude, entre eles o de Carlos Imperial. BR3 foi apresentada pela primeira vez no V FIC (Festival Internacional da Canção) da TV Globo. Arrebatou o primeiro lugar, em um certame que revelava, compositores do quilate de Ivan Lins, Gonzaguinha e Aldir Blanc.

A canção assinada por Antonio Adolfo e Tibério Gaspar, falava da famosa estrada Rio-Belo Horizonte, hoje BR-040, perigossima da época. Criou-se uma polemica em torno desta balada soul psicodélica.

Falou-se que a letra fazia em alguns trechos alusão ao uso de drogas. Na verdade BR3 foi o inicio do movimento da Black Music no Brasil.