domingo, janeiro 22, 2006

TUDO COMEÇOU COM DOMITILA

Evo Morales, o Indio Camponês que venceu em primeiro turno as eleições Presidencias na Bolivia, esta tomando Posse hoje. È festa na Bolivia, que viveu terriveis regimes, de militares a ditaduras de familias e grupos.
Mas não vou falar de Evo, o qual a grande imprensa encarregará de falar o minimo e os alternativos o máximo. Quero falar de um personagem que fui ter contato nos anos 80 do século passado. Na verdade com seu livro "Se me Deixam Falar...". Obra testemunho de uma mulher sindicalista, que mudou a vida dos Bolivianos e que derrubou uma ditadura militar, uma das varias que os bolivianos tiveram que enfrentar.
Me refiro a Domitila Barros Barrios de Chungara, hoje com 65 anos e ainda fiel seguidora da COB-Central Operária Boliviana- uma das mais combativas da América do Sul. Domitilla, igualmente ao Presidente Evo, é Indía e Camponesa.
O Escritor e Jornalista (As Veias Abertas da América Latina), Eduardo Galeano escreveu dois curtos textos sobre Domitilla e sua luta no livro "Mulheres" da editora L&PM, ao qual descrevo um deles no post acima como homenagem deste blog ao povo boliviano e porque não a Amèrica, India, Negra e Mestiça, por mais esta vitória, que teve como acumulo outras, bem como derrotas também.