segunda-feira, fevereiro 05, 2007

TEXTO DE AMIGOS

SOPA DE PLANO DIRETOR

A Prefeitura de Limeira tem divulgado não sei se com muita insistência a necessidade de revisão do plano diretor. Talvez o cidadão comum se pergunte o que seria esse tal de plano diretor. Com a luta por cargos no legislativo, judiciário e executivo dá a impressão que estão estudando um plano para criar cargos de diretor...mesmo sem saber diretor de quê. Nessa onda de dar sugestões passei alguns dias lendo a fundo o tal do plano a ser revisado pelos nobres edis com as sugestões da comunidade participativa.

Como membro interessado nas questões que dizem diretamente ao deficiente li o material disponibilizado com o enfoque nos problemas que nos atingem...daí surgiu uma série de propostas que tornarão (caso se implementem) bem melhor a vida e o dia a dia do cidadão que tenha alguma deficiência.

Entusiasmei com a questão...fui atrás do que era e o que significava plano diretor...quanto era importante para todos nós...muito bom se todos os segmentos da sociedade se organizassem e dessem sugestões. A visão passaria a ser a de bem estar de todos...a tão decantada melhoria da qualidade de vida...transporte agradável e eficiente, locais públicos acolhedores, atendimento realmente ao cidadão...embora utópico, bonito.

Tudo desmoronou quando hoje li que os centros comunitários estão abandonados...sujos, sem condição de uso. Fui ver o que era ser comunitário e aí caí na real. É alguma coisa da comunidade. Comunidade que não cuida do que lhe pertence...deixa no abandono. Por que será? Falta motivação...falta conscientização? O que será que falta?

No mesmo jornal dizia-se que a participação do povo nas reuniões da Câmara era mínima....existia até uma iniciativa de um vereador para incitar o debate toda segunda feira antes das reuniões da Câmara para motivar o povo a participar.

Li o plano diretor, fiz sugestões, lembrei-me do estado do ribeirão Tatu....pensei no relatório de cientistas do mundo todo que acabou de ser divulgado....prevê o caos para daqui a menos de cem anos...as cidades estarão num colapso...faltará água, não haverá mais o pólo Ártico...será que nosso plano diretor ajudará a nos precaver dessas catástrofes?

Até onde nós todos cidadãos nos responsabilizaremos por buscar soluções sem esperar o caos bater a nossa porta?

Joaquim Augusto Pereira Lazari- Membro do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência.