sexta-feira, janeiro 19, 2007

GREVE VITÒRIOSA

GREVE DOS TRANSPORTES-CONQUISTA DA DIGNIDADE

A greve dos motoristas e cobradores de ônibus, que paralisou por dois dias (16 e 17 de Janeiro), o sistema de transporte coletivo no município, terminou com um saldo político extremamente positivo. Foi o resgate da dignidade, afirma o Vereador José Carlos Pinto, que apoiou o movimento autônomo e independente dos condutores de veículos, desde a primeira hora.
Os trabalhadores já não suportavam mais uma jornada de trabalho exaustiva, um tratamento dado pelas empresas de perseguição, através de suspensões sem motivo aparente, demissões por justa causa alegando indisciplina e outros comportamentos que geravam no Trabalhador uma situação de Estres, causando graves prejuízos a saúde, concluí o Vereador. Se isto não bastasse, o Sindicato da Categoria é alheio as reivindicações dos Trabalhadores, não assumindo seu papel de defensor da classe. Esta situação fez com que Motoristas e Cobradores, das empresas concessionárias, Viação Limeirense e Rápido Sudeste, procurassem apoio no Sindicato dos Metalúrgicos e com o Vereador José Carlos.
Diante da intransigência patronal e a omissão do Prefeito Silvio Félix, que só se posicionou quando viu a opinião publica cobrando providencias, a única saída para a categoria, foi a deflagração da greve. Curiosamente, este movimento não teve como motivação a questão salarial e sim condições dignas de trabalho. Ao contrario do que alguns órgãos de imprensa noticiaram, não havia uma briga entre sindicatos, até porque o Sindicato da Categoria, se omitiu o tempo todo.
Esta greve demonstrou para a cidade o caos em que se encontra o sistema de transportes na cidade. Um sistema que não respeita seu principal colaborador, que persegue e oprime, tratando o mesmo, como fosse ainda no tempo da Senzala e da Casa Grande. Um sistema que não tem licitação desde 1968, uma regulamentação para seu funcionamento, garantindo adaptação para deficientes, renovação da frota em no Maximo cinco anos, clausula de reversibilidade dos bens, comissão tarifaria, conselho municipal e etc. Um sistema que seja organizado, com cumprimento de itinerários, abrigos em todos os pontos e uma tarifa condizente com o poder de compra da população.
A greve demonstra a necessidade de agilizar o processo licitatório, constantemente adiado pelos sucessivos governos municipais. As concessionárias do serviço publico, devem dar contrapartida social aos lucros acumulados no setor. Ao contrario oferecem péssimos serviços a população. A greve portanto cumpriu o papel de recolocar na agenda política, a necessidade de debater, o Transporte que queremos. Temos que reputar, leis aprovadas sem a devida Participação da População, nos debates e na elaboração.
O Vereador José Carlos Pinto, afirma ser necessário realizar audiências públicas nos bairros, envolvendo o maior numero possível de pessoas, neste debate. Confira abaixo, as conquistas dos Motoristas e Cobradores, frutos do movimento pacifico da semana passada:
1) os Trabalhadores não podem ser demitidos num prazo de 90 dias nem terão os dias parados descontados; 2) os treinamentos dados aos funcionários não serão mais realizados no horário do almoço ou nos dias de folga, mas sim no horário de trabalho; 3) a demissão por justa causa de um funcionário, ocorrida há alguns dias, será revista; 4) a pendência de outro trabalhador também será reavaliada; e 5) os funcionários citados numa lista por motivo de punição serão ressarcidos.