sexta-feira, junho 09, 2006

RESPOSTA


Companheiro Galdino:

Lamento que a violência tem sido utilizada de todas as formas e por variedades de grupos criminosos e até ideológicos. Mas não posso concordar com a linha de seu texto, que aponta a crucificação de um agrupamento de esquerda, de Histórico comprovado de lutas pela Democracia. Não vi essa mesma agilidade em condenar o MLST, nos escândalos de corrupção envolvendo deputados e lideranças de esquerda. Da mesma forma, não encontrei nenhum escrito seu, em nenhum organismo de imprensa, partidário, criticando a conduta do Governador Lembo e sua tropa nos ataques do PCC em São Paulo.

Desculpe se estou sendo áspero, nas palavras, mas não podia ser diferente em virtude desta sua posição. Condeno o que o MLST, protagonizou, embora não acredito que a ação tenha sido premeditada, fugiu do controle, como muitas outras ações das quais participei e você também ocorreram desta forma e até pior. Acho que os companheiros do MSLT e da BS tendência interna ao PT, a qual Bruno Maranhão é um dos dirigentes, estejam fazendo autocrítica do que ocorreu e defendo que os envolvidos devam ser punidos pela violência praticada.

Mas não posso fazer coro, com ACM e outros delinqüentes da Direita Brasileira, que tentam não só tirar proveito político do fato, como buscam criminalizar os movimentos populares e sociais. Temos que tomar imenso cuidado, quando nossa manifestação de forma pública, atinge a instituição dos movimentos, pois pode servir de munição para que a Burguesia aproveite-se, de um escrito ou uma frase para trucidar com lideranças Políticas de esquerda.

Tenho imenso respeito por você e sei de seu compromisso com a Democracia e a Cidadania. Mas Companheiro, você excede nas palavras, quando joga na mesma vala comum de um Alckmin da vida, companheiros que dedicaram anos, décadas para a restauração desta mesma Democracia. Repito não concordo com métodos utilizados as vezes pelos Movimentos, que acabam a sufragar atos violentos. Mas não acho que isto tem sido a Tonica dos que querem e lutam pelo Socialismo.

O acontecido em Brasília é reflexo da falência das instituições em apresentar soluções palpáveis e reais, para os graves problemas sociais. Não haveria protesto do MSLT, se o governo Lula, implanta-se a Reforma Agrária. Não haveria protesto de qualquer assunto, se a distribuição de renda fosse feita neste País. Se a fome e a miséria pudessem ser erradicadas. Enquanto nossas instituições continuarem distantes das necessidades e reivindicações do povo; enquanto estas mesmas instituições estiveram as voltas com a corrupção, distribuindo favores e vivendo com privilégios da máquina pública, manifestações como essa continuaram a existir.

È perfeitamente legitimo os Protestos por uma vida melhor, mais digna. Agora quando a intolerância persisti nas instituições, quando a intransigência toma conta das ações de quem esta no comando, a violência predomina.

Agora, entendo que precisamos ser mais flexíveis entre companheiros de caminhada. Firmes admito que devamos ser, mas não injustos.

Sei que serei compreendido;

Abraços Fraternais e Socialistas

Janjão

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Essa estrutura, essa organicidade dos problemas nacionais que puderam contribuir com esse ato do MLST foram aspectos bem lembrados, Janjão. Por outro lado, penso que por vezes temos de atuar a despeito delas. Explico: punir um ato criminoso independente da questão de classes. Punir um desvio de rota do movimento social independente do descalabro ético das nossas instituições. Adotar a cruz dos que apanham, e constróem mesmo encurralados pelos que só vivem para roubar e oprimir. Nessa luta inglória da esquerda, o MLST deu um desabafo descompromissado e selvagem, fazendo o que todo mundo gostaria de fazer mas não faz para preservar os canais de atuação das pessoas de esquerda. Resumindo, em termos de opinião estamos quase no mesmo caminho, mas eu ainda penso com mais ênfase que houve vacilo e deve haver punição exemplar. Grande abraço.

junho 14, 2006 4:23 AM  
Blogger O sonho não acabou said...

André:
Uma correção: Acho que temos acordo em tudo. Pois defendo a punição, não baseada no tal Estado Democrático do Direito, mas no fato de que a violência não constroe uma sociedade de iguais. Haja vista, amigo André, que o próprio Bruno Maranhão com gestos de que assumirá os prejuízos causados pela ação desastrosa, sinaliza que deve ser punido.

Abraços

Janjão

junho 14, 2006 5:26 AM  

Postar um comentário

<< Home