sexta-feira, janeiro 12, 2007

EU E A HISTÓRIA ELEITORAL XXIX

A ida de Luiza Erundina para o Governo de Itamar Franco, não causou o estrago que muitos imaginavam. A direção por força das bases e a visão pragmática de que uma adesão as hostes Itamaristas prejudicariam a candidatura de Lula, tomou a decisão de ficar na Oposição. Porem propositiva e fazendo coro com ações governamentais, entre elas as Câmaras Setoriais, que irritaram as esquerdas Petistas.

O ano de 1993, reservava algumas disputas importantes. A primeira delas, seria os Encontros Estaduais e Nacional do Partido dos Trabalhadores. Um ano não eletivo é sempre reservado para articulações políticas e definições de estratégias eleitorais. È no Encontro Nacional do PT, que a visão da maioria do Partido tem sua primeira e importante derrota.

O tal governo de transição de Itamar, ainda incomodava os Socialista e defensores do Socialismo dentro do Partido dos Trabalhadores. Junto a esta visão, vinham discursos de flexibilização na política de alianças e um programa de governo, apontando para reformas do que para mudanças estruturais. Com a tese de ampliar para setores médios, a Articulação maioria Partidária, incutia discretamente, o desejo de aproximação com o PSDB e Partidos de direita. O PT, desde seu 5º Encontro em 1987, definia que uma política de alianças seria exclusiva com os Partidos e movimentos populares que sinalizavam publicamente seus desejos na ruptura com a Sociedade Capitalista. A própria formação da Frente Brasil Popular em 1989, é reflexo desta decisão. Mas agora a ordem é ampliar. Única forma no entender do grupo dirigente de se chegar ao Poder.

O Nono Encontro é precedido de muita discussão interna e de expectativas, quanto uma articulação, que reuniria rachas da Articulação, agora tida como Unidade na Luta e as correntes de Esquerda no espectro Petista, entre elas o Fórum do Interior, que neste momento vinha discutindo sua incorporação com a Vertente Socialista, grupo que nos anos 80, era liderado pelo então Deputado Federal e Ex Secretario Municipal de Saúde, Eduardo Jorge. A VS, explodiu com a fusão de parte dela com a Nova Esquerda, Ex PRC- Partido Revolucionário Comunista- capitaneado por José Genoino. Eles irião criar a Tendência Democracia Radical, de cunho moderado, mais de posições estratégicas aliadas a Unidade na Luta. Surge então a que viria a ser a segunda maior tendência interna no Partido: “A Articulação de Esquerda. Suas teses eram assinadas por figuras como Rui Falcão, Wladimir e Valter Pomar. Buscava um contraponto a esquerda do campo majoritário e precisava das esquerdas para conseguir o poder do PT.

Palavras de ordem como, não rebaixar o programa para atrair aliados, foi a Tonica da frente que ora se formava para combater a Unidade na Luta. Todos tinham a consciência de que o vencedor, iria dirigir a agremiação durante o processo eleitoral de 1994. Lula estava na frente em todas as pesquisas Eleitorais, o governo do Topetudo Itamar, não dava sinais de nenhuma alternativa ao Petismo, nada de novo no front. Um Governo que falava muito, mas produzia muito pouco.

Crescia então no PT, a idéia de que a concepção era importante para apontar a linha da campanha eleitoral, bem como do Programa. Não bastava para as duas frentes de embate, vencer as eleições era preciso uma plataforma que aponta-se um País de futuro.

Lula nesta época era tido como acima das disputas internas, embora como ontem e hoje, sempre teve voz de comando e decisivo nas decisões. A frente de esquerda se formou e venceu o pleito, mas não conseguiu evitar que o texto sobre alianças, conte-se proibições ao PSDB e a Partidos Fisiológicos.

Este encontro começa a dar mostras do que viria anos depois. A descaracterização do PT, iniciada no final dos anos 80, mesmo com a vitória das esquerdas, estava a passos acelerados. O Partido estava cada vez mais se distanciando dos movimentos populares e das bases Partidárias. Tornando-se a passos largos o Partido da ordem Institucional.

Eu também começo a mudar minha vida. Sou demitido da Assessoria do Sindicato da Construção Civil, de forma espúria e injusta. Mas isto relato no próximo post sobre minha História Eleitoral.