sexta-feira, agosto 26, 2005

MINHAS PREFERIDAS- UPA NEGUINHO

Uma canção de protesto, mais uma na Interpretação de Elis Regina e mais uma composição de Edu Lobo, agora em parceria com o Teatrólogo, Ator e Compositor Gianfrancesco Guarnieri.

Upa Neguinho, foi gravada primeiramente em 1966, no disco “Dois na Bossa, Vol.2”, obra em que Elis canta ao lado de Jair Rodrigues, companheiro da Pimentinha, no programa da TV Record “O fino da Bossa”.

Alias este “LP”, é gravação ao vivo do programa. No mesmo ano Upa, saiu em compacto simples, onde era o lado A, nobre no chamado disco pequeno e o lado B a canção “Tristeza que se foi”. Sucesso de primeira grandeza, “Upa Neguinho” retratava como tema principal A LIBERDADE, conceito já tão decantado naqueles tempos de Ditadura Militar. A escravidão Negra serviu como palco para os autores trabalharem este tema.

A canção é tocada no mundo inteiro e tem varias regravações. Destaco uma de 1998 na voz da cantora e compositora Joyce do CD “Astronautas- Canções da Elis”. Informações no site da artista: www.joyce-brasil.com .