quinta-feira, novembro 03, 2005

FALANDO EM CRIMINALIZAR O MOVIMENTO...

Transcrevo abaixo matéria do site www.noticiasdoplanalto.com.br , sobre a prisão de militantes e dirigentes do MST:Prisão de dirigentes do MST é resultado da criminalização de movimentos sociais pelo Judiciário:

Quatro dirigentes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) da região do Pontal de Paranapanema, interior de São Paulo, foram condenados a dez anos de prisão. Para o advogado do movimento, Patrick Mariano Gomes, a ação é conseqüência de um processo de criminalização de movimentos sociais, em especial no Pontal.


”Essa condenação não é isolada. Ela é fruto deste trabalho que a gente costuma dizer que é um verdadeiro laboratório, que foi montado na região do Pontal do Paranapanema com vistas a reprimir a atuação do movimento social. Então, esse laboratório tem essa ficha de 50 mandados de prisão contra integrantes do MST e de 20 processos criminais que continuam tramitando ou no Tribunal de Justiça em fase de apelação ou na própria comarca de Teodoro Sampaio”.

Apenas em dois anos, mais de 50 decretos de prisão foram pedidos pelo então juiz da comarca de Teodoro Sampaio, Átis Araújo de Oliveira, e todos foram anulados, o que comprova a existência de uma perseguição política contra o movimento que se dá por meio de prisões ilegais.


Os advogados do MST entram até o final desta semana com o pedido de hábeas corpus no Tribunal de Justiça de São Paulo e se for necessário vão até o Supremo Tribunal Federal (STF). “Se eles responderam todo o processo em liberdade durante cinco anos, eles podem recorrer à essa condenação também em liberdade”, como afirma o advogado.


O decreto de prisão dos quatro dirigentes foi proferido por um juiz substituto que ficou na comarca não mais que dois meses. Clédson Mendes da Silva foi preso na quinta-feira (28). José Rainha, Manoel Messias Duda e Sérgio Pantaleão ainda não foram encontrados.


De Brasília, da Agência Notícias do Planalto, Marina Mendes