quarta-feira, novembro 02, 2005

MEUS VINÍS VIII


TXAI

ARTISTA: MILTON NASCIMENTO

ANO:
1990

PRODUÇÃO: MÁRCIO FERREIRA

ASSESSORIA EM PESQUISA DA CULTURA INDIGENA: ANGELA PAPPIANI (Núcleo de Cultura Indígena-UNI) e CARLOS ALBERTO RICARDO (CEDI- Centro Ecumênico de Documentação e Informação)

MÚSICOS (DESTAQUES):
A Turma de Minas Gerais: NOVELLI, WAGNER TISO, ROBERTINHO SILVA, TULIO MOURÃO e MARLUÍ MIRANDA, vocais na faixa “NOZANINA”

PARTICIPAÇÕES ESPECIAIS: Integrantes das tribos YANOMANI, KAYAPÓ DO A-UKRE, PAITER, WAIÁPI e RIVER PHOENIX, fala em “CURI CURI”

GRAVADORA: CBS

SIGNIFICADO DA FRASE: TXAI: palavra da língua dos índios Kaxinawa, adotada por índios, seringueiros e ribeirinhos, no ACRE, como tratamento de respeito e carinho a todos os aliados dos povos da floresta. Companheiros- Metade de mim

MÚSICAS

LADO 1

ABERTURA- (Davi Kopenawa Yanomami)

TXAI- (Milton Nascimento e Marcio Borges)

BAU METÓRO- (Música original do povo Kayapó do A-Ukre)

COISAS DA VIDA- (Milton Nascimento e Fernando Brant)

HOEIEPEREIGA- (Música original do povo Paiter)

ESTÓRIAS DA FLORESTA- (Milton Nascimento e Fernando Brant)

YANOMAMI E NÓS “Pacto da Vida”- (Milton Nascimento e Fernando Brant)

AWASI- (Musica original do povo Waiapi)


LADO 2

A TERCEIRA MARGEM DO RIO- (Milton Nascimento e Caetano Veloso)

BENKE- (Milton Nascimento e Marcio Borges)

SERTÃO DAS AGUAS- (Milton Nascimento e Ronaldo Bastos)

QUE VIRÁ DESSA ESCURIDÃO?- (Milton Nascimento e Fernando Brant)

CURI CURI- (Tsaqu Waiapi )

NOZANINA- (Heitor Villa-Lobos e Roquette Pinto)

BARIDJUMOKÔ- (Musica original do povo Kayapó do A-Ukre)

COMENTÁRIOS

Este é mais um dos projetos de resgate das culturas dos povos que constroem esta nação. Nos anos 80, Milton protagonizou dois outros projetos, com este objetivo: Missa da Terra Sem Males, com letra de Dom Pedro Casaldaliga e Pedro Tierra, abordando o universo indígena no Brasil; Missa dos Quilombos, o resgate da cultura afro brasileira. TXAI como os seus antecessores, contou com parcerias de instituições ligadas aos povos da floresta, tema deste sensacional LP, inclusive toda a arrecadação do disco, para campanha Aliança dos Povos da Floresta. Este Milton Nascimento, um Brasileiro engajado nas lutas dos povos Brasileiros. O disco alem de contar com excepcionais músicos, conta com uma das raras parcerias de Milton com Caetano Veloso “A Terceira Margem do Rio”. Alem da faixa titulo, “Benke” e “Coisas da Vida”, foram os destaques nas rádios do País. River Phoenix, ator Norte Americano, que precocemente faleceu, dois anos após o lançamento do disco, tem participação na faixa “Curi Curi”. Milton tempos depois faz uma canção em homenagem ao ator, que fez sucesso no polêmico filme Garotos de programa.





1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Por que nao:)

novembro 19, 2009 7:08 PM  

Postar um comentário

<< Home