terça-feira, janeiro 31, 2006

UM ACHADO

A internet é um maravilhoso caminho ao conhecimento. Infinito e nem um pouco desprezível. Estava navegando a procura de um poema para publicação no Blog. Tem dia que a gente ta sem condições de escrever inéditos. Mas não queria qualquer coisa.

Fui até um site de indicação de minha amiga Kelly Lucchesi, www.ufrgs.br/cdrom, e descobri dois poemas de um poeta que não conhecia. Fui ao pai dos desinformados virtuais, o www.google.com.br, e digitei o nome do autor dos dois textos. Descobri de quem se tratava.

Solano Trindade é pernambucano, e nasceu em 1908 no Recife. Tornou-se ativista no combate ao racismo. Na luta contra a discriminação, Solano ajuda a criar várias organizações negras e teve nesta luta à companhia de ilustres lutadores da causa, como Abdias Nascimento e Haroldo Costa.

Foi na arte que encontrou sua forma de expressar as dores e alegrias deste mundo. Chegou a ser comparado com escritores e poetas revolucionários de sua época como Nicolas Guilhem (cubano) e o Americano Langston Hughes.

Filiou-se ao Partido Comunista na década de 40, onde a célula Tiradentes, reunia-se em sua casa. Por sua militância foi perseguido, preso e torturado pelo governo do General Dutra na década de 50.

No teatro fundou ao lado da esposa e do amigo Edison Trindade o TPB-Teatro Brasileiro Popular-, ainda nos anos 50. Nos 60, trabalhou em filmes como Augusto Matraca e espetáculos teatrais como "GIMBA", de Gianfrancesco Guarnieri.

Viveu durante anos em Embu, aonde lá veio a falecer. Gostei de seus escritos e de sua História. Passo a conhecer mais um Herói brasileiro, que a História oficial, insiste em esconder. Acima posto dois poemas que retratam a visão de Solano sobre a América Latina. Os textos foram publicados em 1992, na coletânea "Poesia Negra Brasileira".