segunda-feira, abril 24, 2006

EMAILs RECEBIDOS I

Primeiramente quero, dizer que ando bem preguiçoso. Estou demorando a beça para atualizar o Blog. Muito trampo e muita preocupação. Mas vou tentar, postar todos os dias. Tenho recebido varias mensagens eletrônicas, bacanas e importantes. Farei um resumo, neste post destes e-mails. Os assuntos são os mais variados. Vamos a eles:

NO ORKUT

Tenho pensado em fechar minha página, neste indiscreto e invasor de privacidade eletrônico. Porem as vezes é delicioso, o contato com alguns amigos e amigas e assim adio o enterro desta coisa chata. Um destes relacionamentos, tem sido com a amiga de minha filha, a Amandinha ou Alice no País das Maravilhas. Estabelecemos uma espécie de dialogo, através de assuntos acumulados por nós, de nosso conhecimento. Temas como música e até política. Transcrevo aqui trechos de um dos recados:

AMANDA: hj na aula de historia foi falado de anarquismo, socialismo e comunismo...
axo legal mta coisa ki eles defendiam... + outras ficaram no ar..
como por exemplo: não existir propriedade privada, nem governos representativos...axo tudo isso meio vago...
ae eu lembrei dakela musica do Raul Seixas: sociedade alternativa...
vc axa mesmo ki isso tudo poderia ter dado certo?!

EU: As experiências socialistas ou comunistas, de que temos conhecimento, tinham em sua essência a proposta do bem comum e da socialização das riquezas. Ou seja pq meia dúzia tem que ter tudo e a grande maioria não ter nada? Quem constroê as riquezas de um País? São os pobres trabalhadores ou os ricos que moram nos condomínios fechados?. Porém o que não deu certo nesta experiências, caríssima, Amandinha Alice, foi a corrupção e a ausência de liberdade de expressão e não de acesso ao bem comum. Na maioria destes Países não havia fome, miséria, prostituição e estas coisas todas que nos deparamos todos os dias. Olha tenho critícas aqueles sistemas, acho até que pecaram por abolir liberdades individuais e de imprensa. Porém foram experiências importantes,que contribuíram e muito com alternativas ao sistema capitalista e excludente que vivemos. Vou separar alguns artigos meus e de outros autores sobre o assunto para seu maior conhecimento.

A CRÔNICA DO ALIPIO FREIRE

O Jornalista Alípio Freire enviou uma crônica sobre o Brasil, cheia de emoção e repleta de esperança em relação a luta dos camponeses sem terra e do MST. Trabalhando uma alegoria, a de um Grilo falante, narra uma noite em frente do computador, lendo e recebendo noticias sobre política e a situação do País. Transcrevo um trecho pequeno do texto. A integra o internauta poderá ler no site do Vereador José Carlos Pinto de Oliveira- www.vereadorjosecarlospinto.com.

A LEGÍTIMA OFENSIVA DOS CAMPONESES
Alípio Freire

Madrugada. Sentado frente ao computador, fuço a internet.
De repente - e não mais que isto - sinto sair-me pelo ouvido algo estranho.
Na mesma fração de segundo em que levei a mão à orelha tentando me proteger e entender o que acontecia, aquilo que se despregara de mim já dera uma cambalhota no ar e se encarrapitara no canto superior direito do monitor:
Era um grilo, trajando casaca e cartola, que me ameaçava com um guarda-chuva enrolado, enquanto gritava repetidamente e a todo pulmão:

"Você aí parado,
também foi cooptado?".

"Você aí parado,
também foi...

UM CONVITE LEGAL

Recebi uma mensagem bacana, do meu amigo e camarada, Guillermo Valdez, estudante de ciências sociais da Unesp de Araraquara. Há muitos anos não vejo o garoto, que conheci em Valinhos, no ano de 2000, quando coordenei a campanha eleitoral naquela cidade. Ele era o mais jovem candidato a Vereador daquela eleição. Guevara e Marx eram e são seu ídolos. O convite embora chegou tarde, mas fala de um Seminário sobre Cultura e Política nos Anos 70. Os anos da Ditadura e do que melhor produziu-se em se tratando de artes culturais no Brasil. Promoção do Departamento de Sociologia e do grupo de estudos , Cultura e Política nos anos 70. Realiza-se do dia 25 da 27 de Abril, no campus da Unesp. O cartaz é lindo e muito criativo. Postarei no site do Vereador José Carlos para todos conhecerem.