terça-feira, março 28, 2006

A GAROTADA FICA MAIS VELHA

Tive que lutar até agora (14h30minh), para decidir o tema deste post. Estava em comentar a caída de Antonio Pallocci do Ministério da Fazenda ou prestar uma singela homenagem há quatro jovens, aos quais aprendi a gostar. O chefe da república de Ribeirão Preto deixo para falar em outro texto.

Tem gente demais comentando o assunto. Acredito muito na juventude, mesmo nesta geração nascida nos anos 80, sob o signo de Xuxa e dos menudos. Tenho a convicção de que são os jovens capazes de promoverem mudanças na sociedade, revolucionárias, também ou não, mas mudanças que podem incidir em novas eras e tempo.

Foi assim com varias gerações. A do inicio do século passado, que fez a Revolução Bolchevique, a semana de Arte Moderna no Brasil, mostrando ao mundo, Oswald e Mario de Andrade, Tarsila do Amaral e outros. A geração que lutou na guerra civil espanhola, que morreu pela república e pelo Socialismo, ou a geração que nas artes denunciou o Nazismo, como Bertold Brecht, Chaplin, Sartre e Simone e tantos outros. Geração como a dos anos 60, que fez as barricadas de Paris, que fez a luta armada no Brasil, que revolucionou na cultura e no comportamento. Por último a Geração dos 70, que enfrentou e derrubou ditaduras, e criou o PT.

Esta a nascida nos 80, ainda não emplacou, mas acredito que irá apresentar novidades que enterraram as drogas, os interesses em ganhar dinheiro, tão em moda no mundo globalizado. Mas estes quatro amigos jovens tem algo em comum: Ousadia e amam a vida. Veja o Ronei Costa Martins, nosso Libertador do Riso, (Fez niver Domingo 26/03). Sua sensibilidade e alegria contagiam a todos. Ele mesmo diz que tem aprendido muito com a política, e acredita que a fé em um Deus vivo e a pratica política, é a combinação certa para um mundo justo e fraterno. Tenho um respeito enorme, por este meninão, um pouco afoito, mas cheio de vida. Nosso Guevara Cristão.

Conheci o Ronald Gonçales (Niver segunda 27/03), no Legislativo aqui em Limeira. Trabalhamos junto, hoje nos vemos muito pouco, nossa comunicação tem sido pela rede, mas com pouca freqüência. Ronald é um dos melhores atores de minha cidade. Pude vi em ação representando um texto meu sobre Paz. Sensível como o Ronei, Ronald escreve poemas sobre o prazer de viver que sempre me emocionou. Torço para que continue realizando o sonho de representar a vida nos palcos. Nosso Paulo Autram.

Rodrigo José Paixão, o Rodrigão. Nadir diz que o Rodrigo é meu filho e o considero assim. Um dia em Vinhedo, onde mora e eu trabalhava, chegou um garoto, mais alto que eu ainda com espinhas no rosto, dizendo que gostaria de militar na esquerda e contou toda a sua vida. Fiquei no inicio, pasmo, pois senti muita sinceridade naquele mineiro, que naquele momento era filiado no PMN, partido do tio. Após este dia, nos tornamos cúmplices, na política e na vida. Eram intermináveis nossas conversas sobre os clássicos da política. Rodrigo um apaixonado por MARX. Saí de Vinhedo, nos vemos pouco, mas minha amizade com este Gramsci dos tempos modernos solidificam a cada dia, o Niver do espigão é hoje (28/03).

Marcelinha Jones, nossa Mama ou Cabeção. A caçulinha do Coletivo da Juventude, esbanja energia. Lê muito nossa menina e gosta de Rock e MPB. Tentou uma PUCC, não deu, ta fazendo Unimep. Nossa guerrilheira, muda à idade no dia 30 de março.

Com os quatro tenho ligações das mais estreitas. Admiro esta garotada, depreendida de preconceitos e sonhos do mercado. Minha homenagem aos amantes da liberdade e da transformação. Beijos a todos e Feliz Niver.