terça-feira, janeiro 16, 2007

QUEM VIRÀ PARA O PT DE LIMEIRA?

Não costumo comentar noticias fruto de boataria ou conversas de corredor. Como em Post publicado no sábado passado, refuto matérias Jornalísticas ou não que espalham conteúdo baixo ou suspeito quanto a sua veracidade. Principalmente quando o proponente esta a serviço de um grupo político ou econômico, ou mesmo de pessoas. Porem não consigo segurar os dedos, para que não toquem no teclado. O Jornal Gazeta de Limeira, de Sábado, dia 13 de Janeiro, na Coluna Panorama do Radialista Oswaldo Davolli, traz dois comentários sobre o Partido dos Trabalhadores de Limeira, os quais, reproduzo abaixo:

NOS PRÓXIMOS DIAS O PT DE LIMEIRA DEVERÁ GANHAR UM REFORÇO CONTUNDENTE. O HOMEM ESTÁ DEIXANDO O PDT.
O PROBLEMA
Do PT será abonar a ficha da fera e se a ficha for abonada o primeiro escalão que manda em tudo poderá ficar relegado a segundo plano. Aí mora o perigo.

Não sei de quem o colunista esta a falar. Tenho leves desconfiança, após pensar imensamente no assunto, analisando a conjuntura atual e os interesses em jogo. De cara afirmo que, quem quer que seja, vai encontrar um Partido em crise por conta das mudanças de rumo dos últimos anos. As indefinições quanto a um projeto de Sociedade, culminando na burocratização da maioria dos dirigentes, que se afastaram das bases e não conseguem dar organicidade a vida Partidária. Quem vier deve ter interesses opostos da maioria do PT. A intenção primeira com certeza é eleitoral, e transformar a sigla em uma escada para o poder, com raríssimas exceções.

Como não sei de quem se trata, mas como um analista político, vou arriscar algumas hipóteses, que podem ser meras especulações. Vamos a elas:

Dr. Lelis Del Fabro, Cirurgião Dentista- Filiado ao PDT, já foi candidato a deputado e a vice na Chapa do Prefeito Silvio Félix, em 2000. Conhecido como um intelectual, tem nos últimos anos expresso, seu descontentamento, com o ex pupilo Silvio, o acusando inclusive de ser o dono do Partido. Em entrevista ao Jornal de Limeira do ultimo Domingo, dia 14, Dr. Lelis, demonstrou toda a sua discordância com o Governo de Félix, afirmando que o mesmo não cumpriu nada o que prometeu, ficando apenas em ações de perfumaria. Teceu elogios ao governo Lula e por varias oportunidades, revelou seu desejo de se filiar ao PT. Porem o dentista não tem bala na agulha, para adentrar ao Partido com força suficiente para comandar a agremiação. Se entrar estará próximo da Articulação, que a cada ano vem diminuindo seu poder de fogo interno. No diretório representam 19%. E mais Lelis, viria sozinho, não atrairia grupos ou personalidades de peso.

Vereador Carlinhos Silva- O radialista anda descontente com o PDT e com Silvio Félix. Já anunciou varias vezes sua provável saída do Partido. Teve no ano passado varias rugas com o Prefeito e seu Secretariado. Mas Carlinhos inexperiente na política, mostra muitas vezes uma insegurança, que o faz recuar em varias posições. Nas eleições para a mesa diretora da Câmara, Carlinhos mudou de candidato varias vezes e só votou em Eliseu Daniel, porque o médico César Cortez retirou sua candidatura. Alem do mais, igualmente ao Dr. Lelis, não possui nenhuma influencia lobista dentro do PT seja local ou estadual. Acho pouco provável que seja ele o novo filiado e se vier, vem sozinho e sem condições para disputar a hegemonia da sigla.

Vereador Tarcilio Bosco- Desfiliou-se do PDT, após as eleições de outubro. Saiu colocando-se na Oposição ao Silvio e desferindo toda a sua magoa ao tratamento a ele dado pelo governo Municipal. Bosco confidenciou seu interesse pelo PSB. Entendo que em sua opinião terá mais chance de eleição no Partido da Pomba. O Vereador Bosco tem a simpatia da esquerda Petista e não acredito que entraria pelas portas do fundo Partidário e muito menos tem força de articulação para tomar o poder. Nem força e nem interesse.

Dr. Fausto de Paula- O Ex Secretário de Saúde e possivelmente Vereador, já nos disse sobre seu interesse em deixar o PDT. Acusa o Prefeito e seu grupo de serem os responsáveis por sua saída do secretariado e mais que isto pela gestão acidentada e sem recursos para reestruturar a pasta. Fausto já acenou em 2004, seu interesse pelo PT. O próprio Partido lhe fez um convite. Declinou do mesmo, filiando-se ao PMDB, na esperança de ser reeleito para a Vereança. Não atingiu o objetivo, virou secretário e foi fritado. Se esta com este objetivo a esquerda do PT seria a primeira a saber. Não tem contato com os caciques estaduais ou nacionais, nem interesse em disputar o Poder.

Prefeito Silvio Félix- Um palpite: Acho a possibilidade de maior viabilidade. Explico: O Prefeito tem anunciado um pacote de obras, vultuosas e caras. Não tem orçamento para isto. Para fazer precisa de apoio governamental. Não terá do governador Serra, pois Pedro Kulh voltará ao ninho tucano. Outro aspecto, sua Nau esta se esvaziando. Muitas lideranças articulam o cair fora. Na câmara sua maioria é fictícia e a qualquer momento pode voltar-se contra ele. O PMDB, embora fisiológico articula candidatura própria ou aproximação com Pejon, que deve deixar o PSDB. O PDT decidiu apoiar o governo Lula. No entanto a ala pedetista que ocupara espaço não é a do Grupo do Dr. Hélio dos Santos de Campinas e tutor de Silvio. Precisando de dinheiro, Félix deve estar deslumbrando pegar uma fatia do Governo Federal. Ilhado no PDT e sem apoio local, a ida para o PT não deve ser descartada. Félix tem bala na agulha, para uma entrada por cima, á revelia da direção municipal. Caso isto ocorra, haverá muita resistência interna.

Façam suas apostas. Eu também farei.