sexta-feira, dezembro 07, 2007

JOVEM CRISTÃO QUESTIONA A IMPRENSA LIMEIRENSE

Limeira, 04 de dezembro de 2007.


Ao senhor Roberto Lucato, Osvaldo Davoli e demais "profissionais da comunicação" do Jornal Gazeta de Limeira.



Muito me entristece ver a cobertura desse péssimo acontecimento na história recente de Limeira.

Como limeirense, sinto-me envergonhado que estamos mostrando tamanha falta de respeito, indiferença com a pessoa humana como no caso do MST em Limeira.

As considerações que farei é resultado da experiência que fiz ao ir ao acampamento para conhecer a verdade, já que os Meios de Comunicação de Limeira não se prestaram a fazer uma cobertura imparcial, verdadeira e justa. Não escrevo apenas sentado na frente de um computador, mas fui lá conhecer a realidade e montar a minha opinião que abaixo defendo.

Acerca do Quadro “Panorama Especial”, de 03/12/007, do senhor Osvaldo Davoli, vamos debater alguns fatos:

-“ SERÁ Que esse pessoal dos sem-terra não tem outra cidade para invadir?; NO SERTÃO DO PIAUÍ TEM TERRA PRA CARAMBA PARA SER OCUPADA. “ Que falta de compromisso com a verdade. A sociedade limeirense é perfeita senhor Davoli? Aqui não há injustiça e todos os cidadãos têm todos direitos respeitados e equacionados? Se for assim, também faço outra consideração: Tem outros lugares que também tem meios de comunicação descompromissados que aceitam qualquer porcaria para ser publicada, por que o senhor não vai escrever essas besteiras lá? Não mando você ir para o Piauí, porque o povo de lá não merece...

- “A FREIRA Que levou um tiro de borracha na perna eu conheço. Ela é figura permanente aqui em Limeira. Em outras cidades ela nunca aparece.”: ainda bem que temos pessoas comprometidas com os que não tem voz. Exemplo de vida lutando pelas incoerências de nossa sociedade desigual e hipócrita. Que cada um reflita esse caso e veja quem estava errado.

- “OS PRÓPRIOS Sem-terra já estavam instruídos a dizer que o terreno que ocupavam é de propriedade da União. Tomaram chinelada assim mesmo.” Eles estavam instruídos ou receberam a verdade, coisa que vocês não tem feito? E “chineladas”: que horrível! Você deveria ao menos pedir publicamente desculpas por tamanha insanidade. Odiei o que você escreveu, posso resolver na chinelada??? Somos uma sociedade olho por olho, dente por dente? É assim que a nossa sociedade passará a viver então. Não consigo fazer mais considerações para tamanha falta de profissionalismo...

- “SÓ POR QUE É DA UNIÃO PODE INVADIR?”: invadir não, ocupar, já que lá era apenas pasto e não está cumprindo sua função social de acordo com a Carta Magna de 1988. O nome é Horto. Sou gestor ambiental formado na USP e fiquei estarrecido quando vi a área e qualquer um pode concluir que não cumpria esse papel, já que não havia nenhuma árvore lá. Somente tocos queimados e mato. Eles fizeram mais que a Prefeitura, já que na área foram plantadas várias mudas. Mas imagino que numa hora dessas, estarão todas destruídas pela fúria dos tratores e do fogo. O que eles querem é mostrar os fatos e acelerar o processo. E não é porque é da União, mas sim porque é uma área pública que não está cumprindo sua função social.

Acerca do Quadro "Panorama", de 04/12/2007, do senhor Roberto Lucato, precisamos debater também:

- "A invasão foi dos sem-terra de gente que não é daqui e não tem nada a ver com nossa cidade.": vocês foram lá checar essa informação. A Pastoral da Juventude visitou essa área duas vezes durante o mês de novembro e boa parte das pessoas que conversamos são de Limeira. Quem não é de Limeira, é no máximo da região. Limeira é tão auto-suficiente assim que pode dizer que ninguém da região pode buscar seus direitos aqui? Não sabia que Limeira era um principado...

- "Ainda dá para levar um lero com o Roberto Dias. Com os sem-terra não tem conversa e infelizmente é na base da violência.": mais uma vez pergunto, vocês foram lá verificar se de fato eles são violentos? Nunca fui tão bem recebido lá. Fomos em 45 jovens e todos se mobilizaram para nos atender bem. É muito fácil escrever tamanha "asneira" sentado em sua cadeira confortável, sem ver os fatos e fazer tamanho desserviço para a população limeirense.

- "NOSSO BISPO ESTÁ CHEGANDO AGORA E NÃO PODE ESTAR OUVINDO MUITO TROLOLÓ DE ALGUNS PADRES.": nosso bispo não está "ouvindo trololó de padres", ele está vivendo o evangelho, de acordo com ensinamento de Jesus: "Eu vim para que todos tenham vida em abundância" (Jo 10,10). Aí senhores, lhes pergunto: Colocar 360 homens armados em posição de guerra, contra famílias. Proibir a cobertura da mídia. Isso é ouvir trololó de padre? Bendito seja o povo que tem um pastor comprometido como Don Vilson está. Que nem bem chegou já grita contra essa injustiça. Que não está comprometido com poder, mas com os humildes, que dá voz a quem não é ouvido. Somos um povo feliz por ter quem usa sua voz para mostrar as incoerências de uma sociedade injusta como a nossa.

- "A violência todos nós somos, mas tem hora que não dá para agüentar.": CONCORDO PLENAMENTE. Não podemos deixar uma barbaridade como essa ser apagada. A polícia e a Prefeitura usaram de truculência para reintegrar pasto. Nunca utilizaram aquele espaço. Horto só no nome, já que o movimento não arrancou nenhuma muda nativa lá. Confirmamos isso. Destruiu todos os barracos sem deixar as famílias tirarem seus pertences antes. Iniciou dando tiro em todos e lançando gás lacrimogênio contra crianças, já que não deixou que elas fossem retiradas de lá. É uma vergonha ao povo limeirense ter autoridades tão desumanas e descompromissadas com os direitos mais básicos. Como que as autoridades como Silvio Félix e o Major Facchini se sentem ao encostar a cabeça no travesseiro e imaginar que uma criança de menos de 1 ano de idade foi parar na UTI por inalar gás lacrimogênio? Iniciar o ataque falando que eles iriam conhecer quem era a PM de Limeira? Tenho certeza que ela é bem melhor. Um seminarista foi espancado por policiais, e só foi interrompido por uma policial que interrompeu tamanha agressão, já que ela viu que não havia motivo para isso. O exemplo que essa guarda deu é o exemplo da polícia de Limeira. Fazer cumprir a lei, mas sem desrespeitar a integridade do próximo!


Não sou profissional da comunicação, mas sei que ela tem que ser independente e ver todos os lados. Assim, questiono vocês: a serviço de quem vocês trabalham? Trabalham pela verdade dos fatos conhecendo-os, buscando-os, ou alguém lhes pagam para falar o que querem que seja dito?

Sou assinante desse jornal e sinto que meu direito de boa informação não está sendo atendido. Então, já que compromisso humano e cristão, vocês não tem, então respeite meu direito como consumidor que quer a verdade e não ser manipulado. Fui lá, vi que eles não são essas caricaturas que vocês estão imprimindo nos jornais e que vocês são descomprometidos com a verdade!

Muito indignado com os atuais acontecimentos, despeço-me.


Tiago Valentim Georgette

Limeirense, gestor ambiental, cidadão, cristão, católico.
Articulador Diocesano da Pastoral da Juventude da Diocese de Limeira

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Tiago,

Faço minhas, suas palavras.

Tenho sentido a mesma indignação com a imprensa limeirense, que não dá voz aos movimentos e só mostra, de forma distorcida, um lado da história.

Parabéns pelo texto merecia ser publicado em meio de grande circulação.

dezembro 07, 2007 5:50 AM  

Postar um comentário

<< Home