sexta-feira, agosto 26, 2005

ENCONTRO DE PRIMEIRAS DAMAS?

Outro dia minha mulher comentava, porque as esposas de prefeitos são intituladas como primeiras damas? Porque as mesmas com raras exceções assumem a assistência social de suas cidades?.

A legislação nada diz, tanto quanto a expressão primeira dama, quanto ao referente o cargo de presidente ou secretárias de pastas relacionadas a assistente social. Outro detalhe, a maioria destas senhoras não tem militância na área e muito menos qualificação acadêmica e profissional para desenvolvimentos de políticas de assistência social.

Uma questão que faz pensar é: se a esposa do prefeito ou governador ou presidente da república tem o status de primeira, isto pressupõem que as demais mulheres do município delegaram a ela este titulo para representa-las. Segundo, o titulo a coloca como a mulher mais importante da cidade, criando uma escala hierárquica e de poder.

Simples entendo que a vida pública e a coisa pública são encarada no Brasil, como a extensão da família e dos amigos dos detentores do poder. O Nepotismo é explicito já com a presença da esposa nas hostes do poder. O interessante é que quando o chefe do executivo é do sexo feminino, não há qualificação ou rótulos para o esposo e na maioria dos casos, o companheiro não participa da administração.

Vejo nisto a faceta da Burguesia e sua hipocrisia, subjugando o papel e a condição da mulher, lhe reservando um papel de benfeitora dos pobres, a madame que faz caridade com o dinheiro público, sem é claro combater as raízes da miséria e da fome. Esta pratica dissemina o assistencialismo e reforça o machismo e a exclusão da mulher.