sexta-feira, setembro 02, 2005

CASO RONEI: JUSTIÇA SEJA FEITA

O procedimento processual do caso na câmara municipal, esta agora em fase de conclusão. Após colher depoimentos a Comissão Processante, vai analisar o texto da defesa, emitir parecer que pode ser pelo arquivamento ou por alguma penalidade, entre elas a cassação da condição de suplente.

O que tenho pressentido é que a CP, deva buscar uma alternativa entre a cassação e o arquivo do processo. Talvez uma suspensão de 30 dias ou uma advertência. Minha opinião é de que aceitar penalidades pressupõem admitir que cometeu erros, mesmo que seja uma pena branda. Entendo que não se deva aceitar tal saída.

Outro aspecto, diz respeito às inúmeras irregularidades, cometidas e denuncias que devem ser apuradas. Defendo que a melhor hipótese é a CP, anular o atual processo e encaminhar o pedido da defesa de reabertura de um novo processo, conduzido pela Corregedoria Legislativa, legitimo órgão para investigar denuncias contra parlamentares. Caso contrario a câmara municipal será mais uma vez desmoralizada perante a opinião pública, seja qual for o resultado final.

Este processo não tem sentido existir. Sua permanência só leva-nos a acreditar, que o objetivo é neutralizar as ações da Bancada do Partido dos Trabalhadores, que mantem-se coerente com seus objetivos de cumprir o papel de fiscalizar e denunciar atos irregulares, antiéticos e que prejudicam a população.

Nestes oito meses de mandato os Vereadores do PT, representaram o Prefeito Municipal, por irregularidades nos contratos com empresas de limpeza pública, debateram a questão da contratação de parentes na máquina pública, apresentaram projetos de lei de inclusão social e resgate da cidadania.

O PT é oposição ao atual governo, mas não é inconseqüente em suas atitudes. Votou na maioria dos projetos do executivo, por entender que respondem os anseios da população.

Este tem sido o comportamento dos Petistas. Entendo que se não é esta a postura de um Parlamentar, os Severinos e Mensalões, estão corretos.