domingo, agosto 28, 2005

MINHAS PREFERIDAS- A BANDA

Meus avós maternos que hoje moram no céu, viverão a vida na terra na rua Rio de Janeiro na Vila Esteves em Limeira. Lá passei quase toda minha infância e parte da adolescência. Foi então na casa de Vó Nina, que tomei conhecimento da marchinha quase carnavalesca e de seu autor.
Foi através da extinta revista Intervalo, especializada em Televisão. Sou do tempo das Bandas que tocavam nos coretos (em Limeira aos domingos ainda tem exibição), valsinhas, marchinhas e outros ritmos musicais. A letra de a Banda tocou-me desde o principio, embora o sentido mais polido da canção obtive mais tarde.
Escrita em 1966, Chico Buarque transpôs em letra e música, o panorama das pessoas simples e seu cotidiano, bem como faz uma leitura do momento político em que o País passava.
A Banda foi inscrita no 2º Festival de Música Popular Brasileira da TV Record e foi protagonista de um ineditismo. Chico Buarque dividiu com Disparada de Geraldo Vandré e Theo de Barros o primeiro lugar. Fala-se a lenda que a Banda teria sido a vencedora, mas a pedido de Chico Buarque e também de apelo popular, o Júri do Festival teria decidido pela divisão do prêmio. Nara Leão musa da Bossa Nova e da canção de protesto, interpretou a música na finalissima.
“A Banda”, foi gravada no mundo inteiro, por vários interpretes e recentemente a cantora Fernanda Porto, gravou em ritmo POP. Para saber mais da Banda e da carreira de um dos maiores artistas de nossa música clic em: www.chicobuarque.com.br