quinta-feira, outubro 20, 2005

DESARMAR È PRECISO III

Nova pesquisa foi anunciada hoje, dando conta de que a frente do NÃO está á 18% pontos percentuais de vantagem do SIM.

Ainda acredito que o bom senso do Brasileiro, vá prevalecer e poderemos ter a decisão sabia de desarmar a população para podermos ter condições de cobrar do Estado sua responsabilidade em combater o crime organizado e promover reformas sociais que tragam a PAZ e acabem com a violência urbana.

Não da para acreditar que a população, cairá na conversa mole de quem defende o instituto da comercialização de armas. Argumentos como se o bandido souber que nas residências não há armas ele cometerá o crime, é o fim. O cometimento de crimes no Brasil, não se intimida com nada.

Recentemente uma quadrilha, roubou milhões de reais de uma agencia do Banco Central, driblando e violando todos os sistemas de segurança do banco. È impossível ao ser abordado em um assalto a vitima defender-se em se ferir. Arma não intimida o criminoso. O que intimida o crime são as combinações da repressão ao crime executado pelas polícias e políticas sociais que gerem empregos e renda, melhorando a qualidade de vida de nosso povo.

O discurso de que este referendo em nada muda, seja qual for o resultado é falso. È claro que o desarmamento não trará mudanças imediatas, mas criará conceitos na população, que servirão como comportamentos para a diminuição da violência. Conceitos como:

1. Papel de combate ao crime é do Estado e seus instrumentos de repressão;
2. Cabe a sociedade cobrar deste mesmo Estado programas de combate à miséria e a fome, como forma de diminuir a violência urbana;
3. A cultura da PAZ não será mais peça de retórica ou discurso elitizado que procura segregacionar pobres e raças ao invés de unir e por fim as discriminações. Esta cultura passa a fazer parte do cotidiano dos Brasileiros, onde até a forma de expressar-se será a do respeito e da candura;
4. O sensacionalismo e a exploração das desgraças alheias serão automaticamente censuradas não por legislação, mas por opção das pessoas;
5. A cultura de exigir a punição dos crimes de colarinho branco e as quadrilhas organizadas, será freqüente entre os Brasileiros, a impunidade deixa de existir.

Com estas concepções e com governos comprometidos com a PAZ e a qualidade de vida, penso ser perfeitamente possível uma País melhor para se viver. Mas para isto, temos que votar 2 no dia 23, SIM pelo desarmamento.