sábado, outubro 15, 2005

MINHAS PREFERIDAS- DIVINO MARAVILHOSO

Maria da Graça, este o nome de batismo de Gal Costa, com este nome, a Baianinha se apresentou no III Festival de MPB da TV Record em 1967, interpretou a canção DADÁ MARIA do então desconhecido Renato Teixeira.
Na Oportunidade Gracinha, como era conhecida defendeu a música ao lado do cantor e compositor Silvio César. A apresentação lhe deu o passaporte para o primeiro disco: DOMINGO (1967) em conjunto com Caetano Veloso, que também estreava em Disco. È deste LP o clássico de Caetano, interpretado por Gal “Coração Vagabundo”.
Divino Maravilhoso é uma das canções que para mim mais representam o período da chamada primeira metade da Ditadura Militar.
Composição de Caetano Veloso e Gilberto Gil, a música foi apresentada no IV Festival da Música Popular Brasileira da TV Record em entre Novembro e Dezembro de 1968, com a final 4 dias antes da edição do Ato Institucional nº 5, que instituí a censura, proíbe o Hábeas Corpus, intensifica a Lei de Segurança Nacional e com ele inicia-se a segunda fase do Regime.
Fase de Terror e Morte. Divino é um Rock in Rool, que em sua letra forte e vibrante, traça um panorama daqueles dias de muita mobilização popular, principalmente de estudantes, operários e intelectuais. O refrão dá conta disto: “È preciso estar atento e forte não temos tempo de temer a morte”.
A canção que teve a magistral interpretação de Gal, que neste Festival consolida-se como uma das representantes do movimento Tropicalista, fica em 3º Lugar pelo Júri especial. Gal vai gravar “Divino Maravilhoso” em seu primeiro LP solo pela gravadora Philips em 1969.