quinta-feira, outubro 13, 2005

NAVEGAR È PRECISO

O dia 12 de outubro comemora-se três datas de relevante importância: Dia da Padroeira do Brasil, Dia das Crianças e o Dia em que Cristóvão Colombo, financiado por comerciantes e banqueiros de Veneza e Genova, e com a benção dos Reis da Espanha Isabel de Castela e Fernando de Aragão, os nobres cruéis, tarados e sedentos de poder e riqueza, aportou-se com suas Caravelas, a Pinta, a Nina e a Santa Maria, na ilha de Santo Domingos no Caribe.

Por ocasião da data, lembrei-me de um Livro que li várias vezes e que o adquiri no inicio da década de 90 do século passado.

Trata-se da obra "Cães do Paraíso", do Argentino Abel Posse, cuja primeira edição foi lançada em 1983. Com 214 páginas, Abel utiliza um estilo ficcional casado com dados de pesquisas sobre os fatos Históricos.

È uma obra de ficção com personagens reais onde fatos verídicos são incrementados com a imaginação do autor, sem descaracterizar a História e as infinitas interpretações dela. Fiquei fascinado com o conteúdo do livro. Pude receber informações das quais não conhecia.

Como o fato de Colombo ser Judeu e os Jovens Reis da Espanha ter sido os percursores de um movimento de perseguição aos Judeus e Mulçumanos, do qual tinha milícias intituladas as SS, idênticas as que Adolf Hitler iria utilizar 500 anos depois como símbolo do Nazismo. Além são claro que os ideais dos príncipes de Castela e Aragão, não diferiam dos de Hitler.

A luxúria e a violência são aspectos abordados na obra, em que a nobreza usava e abusava destes, digamos comportamentos.

O livro apresenta as expectativas, com as descobertas de novos mundos pelos Europeus, bem como uma dúvida: Os que no continente viviam, sabiam ou não da vinda dos Europeus?. O livro dá como certa esta dúvida. Incas e Maias, Tupis Guaranis e outras tribos e nações, sabiam que um ser branco viria em uma nave e que traria as boas novas dos Deuses.

Outro aspecto tratado no livro e a vida de Cristóvão Colombo, vida esta que a historiografia oficial não expõe. A infância e juventude. Suas mulheres e casamentos (Colombo casou-se 2 vezes e teve um filho) e principalmente sua obsessão pelo Paraíso Terrestre.

Cristóvão acreditava que os Jardins do Éden existiam em algum lugar do Planeta e ao chegar às Américas, acreditou ser aqui o local de origem da criação do mundo. Bom livro.

"Cães do Paraíso" de Abel Posse. A edição que tenho foi publicada por Casa Maria Editorial-1983.