MEUS VINÍS IX
CARNE E OSSO
ARTISTA: TAIGUARA
ANO: 1971
PRODUÇÃO: SEM REFERENCIAS
MÚSICOS: SEM REFERENCIAS
DESTAQUE: A capa que traz dois grandes olhos e a contra capa com uma boca sorrindo lindamente. E mais as letras das canções estão publicadas: Lado 1 na capa e Lado 2 na contra capa em letra trabalhada a mão. No interior do encarte/Capa um desenho de um Homem acorrentado e em uma das mãos uma pomba branca. Em seus pés uma foto de uma pessoa a qual o LP não faz referencia de quem seja. A ilustração é de Adelson do Prado.
GRAVADORA: ODEON
MÚSICAS
LADO 1
BEIJO DE MARCELA- (Taiguara)
VIRGEM DE OLHOS DE VIDRO- (Taiguara)
MOMENTO DO AMOR- (Taiguara)
BICICLETAS, etc...- (Eduardo Souto Neto e Geraldinho Carneiro)
LADO 2
CARNE E OSSO- (Taiguara)
NO COLO DA NUVEM- (Taiguara)
AMANDA- (Taiguara)
A ILHA- (Taiguara)
SARRO DE 30”- (Taiguara)
COMENTÁRIOS
Este LP é um dos clássicos e raríssimos. O uruguaio mas radico no Brasil, Taiguara, mostra neste disco a dicotomia de que foi sua carreira, combinando o romântico com canções de protesto social e político. Taiguara iniciou sua carreira, participando de vários Festivais de MPB nos anos 60 e 70, venceu dois deles, o Brasil Canta com “Modinha”de Sergio Bittencourt e o Universitário com “Helena, Helena”, do Alberto Land, ambos no Rio de Janeiro e no ano de 1968. Taiguara foi um dos compositores, que tiveram boa parte de sua produção censurada por completo e com cortes durante o regime militar. Fala-se de aproximadamente 100 canções. Teve inúmeros sucessos, entre eles “Viagem”, “Hoje” e “Universo do Teu corpo”. Simpatizante do PCB, fez uma canção em homenagem a Luís Carlos Prestes nos anos 80, faixa do disco “Canções e Liberdade”, de 1983. Neste o destaque vai para a metáfora “Carne e Osso”, grande sucesso que simbolicamente fala de amor, mas implicitamente denuncia o terror da ditadura militar e “Amanda”, esta uma belíssima música romântica. É um pena que o disco não traz ficha técnica e aí não da para saber os arranjadores e músicos desta Histórica obra. Taiguara o cantor do Amor e da Liberdade, faleceu em 1986.
3 Comments:
Olá,
Gostaria de pedir a todos que gostam da musica e poesia do Taiguara, para aderir suas assinaturas a campanha de repatriamento do disco Imyra, Tayra, Ipy – Taiguara (1976), disponível no link: http://www.imyra-tayra-ipy-taiguara.com/id11.html
Esta magnífica obra foi censurada pela ditadura militar no passado e hoje continua sendo negada ao público Brasileiro, pois o CD foi lançado somente no Japão! É uma injustiça que viola o direito de cada Brasileiro a sua herança cultural! O disco contem a participação especial de Hermeto Pascoal, Wagner Tiso, Nivaldo Ornelas, Toninho Horta, Jacques Morelembaun e outros grandes nomes da música sinfônica e popular Brasileira. É absurdo que nós, Brasileiros, tenhamos que buscar em sítios estrangeiros algo que nos pertence por direito. Não podemos permitir que a repressão a arte continue a perdurar até hoje, esta situação é uma injustiça que viola o direito de cada Brasileiro a sua herança cultural e precisa de ser revertida já! Aderir não leva mais que 10 segundos, e cada brasileiro que se preze de suas raízes culturais deve participar. Adicionem suas assinaturas e divulguem a noticia entre todos seus amigos por favor!
Obrigada,
Imyra
www.taiguara-imyra.com
Caro Moderador,
Gostaria de entrar em contato com voce sobre a possibilidade de divulgar a noticia da campanha de repatriamento do Imyra, Tayra, Ipy - Taiguara aqui no seu blog. Sou filha do Taiguara e gostei de ler o seu post. Por favor entre em contato via imyra @ earthlink.net ou via o site www.taiguara-imyra.com
Obrigada,
Imyra
Querido,
Corrigindo somente um pequeno erro: Taiguara faleceu em 1996, ha dez anos.
A cancao "O cavaleiro da esperanca" composta para Luis carlos Prestes, esta presente no cd "Brasil Afri", que foi lancado em 93/94.
Beijos,
Imyra
www.taiguara-imyra.com
Postar um comentário
<< Home