segunda-feira, novembro 28, 2005

MINHAS PREFERIDAS- IRENE

Irene é uma das irmãs de Caetano Veloso, a caçula. Esta canção foi dedicada a ele e gravada pela primeira vez no LP de Caetano em 1969. Disco feito após Caetano e Gilberto Gil terem saído da prisão e antes de partirem para Londres em um exílio forçado pelo regime militar, que vai durar até 1972.

O disco foi gravado apenas com violões e com a participação de Gil. Feito no confinamento em Salvador, o LP traz um clima de depressão e intimismo, tanto que Irene não tem orquestração, é feito apenas com a voz de Caetano.

A canção soa como uma despedida de Caetano de sua família preconizada na irmã mais nova. O disco traz perolas de nossa música e do repertório de Caetano Veloso, como os Argonautas, inspirada no Lusíadas de Camões, Carolina de Chico Buarque, cantada no lirismo deprê em que encontrava-se nosso compositor Baiano e tem a Histórica Atrás do Trio Elétrico que vai ser o marco do carnaval durante anos.

Gosto da versão do disco de 69, mas morro de rir com a gravação de Tom Zé, que saiu pela primeira vez em uma coleção da editora Abril “História da MPB- Vol. 22/Caetano Veloso” e podendo ser facilmente encontrada na coletânea 20 preferidas de Tom Zé de 1997 da gravadora RGE.