terça-feira, novembro 22, 2005

DONO DE JORNAL TEM QUE TER POSIÇÃO IDEOLÓGICA

Conversava com alguns Jornalistas ontem, na câmara municipal, sobre o papel e comportamento da mídia na política. Acho hipócrita e mentiroso, o discurso de alguns órgãos de imprensa de que fazem um jornalismo isento e independente, de correntes ideológicas.

Não concebo esta idéia como real nem aqui, nem na conchichina. Todo e qualquer veiculo de comunicação, não só tem, como deve emitir em sua linha editorial suas posições poli tico. Canso de ouvir dono de veículos, afirmar que não tem preferência política e que em sua empresa reina a liberdade democrática, onde todos os matizes ideológicos, falam e escrevem.

Esta afirmação esta a mil léguas de distancia de ser verídica. Não só todos sem exceção possuem posições, como seus veículos estão a serviço das mesmas.

Há organismos que escancaram suas opções nas reportagens e editoriais, mas não tem coragem de assumi-las publicamente, quando questionados. Dono de mídia no Brasil e igual jornalista esportivo, que vive dizendo que não torce pra nenhum clube.

Admiro alguns veículos que não transformam suas posições em metáforas ou situações simbólicas, nas entrelinhas, receosos de assumir a verdade. Cito a Folha de São Paulo, como este exemplo, de um espaço que faz questão de ir a público divulgar o que pensa sobre os mais variados assuntos, governos e partidos. Foi o primeiro ou um dos primeiros a defender as eleições diretas em 1984, o impedimento de Collor em 1992. Como desde o inicio do Governo Lula, tem se colocado na oposição ao PT. Admiro também, o Jornal O Estado de São Paulo, que sempre manteve posturas conservadoras e de tendência à direita e nunca as escondeu.

Agora o que é temível, são mídias que alem de agirem como diários oficiais dos mandantes de plantão, ainda pousam de democratas, mas na pratica impedem que a oposição, e em particular a esquerda tenha espaço no veiculo.

Acho tremendamente salutar para a democracia e a construção da cidadania, que a imprensa divulgue sua política, com transparência e agindo sempre com Justiça propagando a pluralidade de opiniões.