sexta-feira, novembro 11, 2005

XENOFOBISMO

Xenofobia ou Xenofobismo, de acordo com o dicionário de Língua Portuguesa, significa "Aversão à pessoa de nacionalidade estrangeira".

Aversão significa preconceito, discriminação, nojo, indiferença, exclusão. Os distúrbios urbanos que vem ocorrendo na França chamaram minha atenção, não pelos motivos sócios econômicos, bem como cultural responsáveis pela eclosão destes movimentos liderados especialmente pela juventude.

O que chamou minha atenção é o fato da sociedade Francesa e outras estarem carregadas de Xenofobismo, inspirador de correntes como a Inquisição, o Nazismo, o Fascismo e o Aparthed na África do Sul. Recordei-me de uma viagem ao Rio Grande do Sul no inicio da década de 90 do século passado.

Na época, estava muito forte entre os gaúchos, o debate sobre o separatismo, a criação de um Estado Rio Grandense autônomo e independente no Brasil. Encontrei varias pessoas, de variadas matizes ideológicas, inclusive de esquerda defendendo esta tese. As razões variavam de acordo com os grupos políticos e ideológicos.

Mas na grande maioria a questão principal gravitava em torno do QI dos Gaúchos e a idéia fixa de que eram mais bem preparados em todos os aspectos que o restante da nação. Diziam que os Nordestinos eram ignorantes e sem preparado intelectual. Paulistas e Cariocas, egoístas e capitalistas em demasia. O Rio Grande não podia viver sendo explorado pelo restante dos estados, seu potencial era muito maior que o dos demais. Senti que esta na terra do Xenofobismo, que estendia a se a pobres e negros.

Nesta mesma viagem fui com um amigo gaúcho e branco em um clube, onde ocorria um baile. Logo de cara percebi que no local não havia negros, exceto os seguranças. Perguntei ao amigo, o porquê daquela situação, a qual ele me respondeu, aqui não entra negro, nesta cidade há três clubes: este de Brancos, um outro para Negros e um terceiro mixto.

Bem efeitos da globalização econômica, o xenofobismo traz a tona velhos conceitos que espalham terror.