terça-feira, novembro 08, 2005

BARBARIDADES & INVERDADES

Não pude me conter com algumas barbaridades as quais tive que ouvir na sessão da câmara de Vereadores, ontem à noite. Teve discurso que tentou convencer os nobres edis e a platéia presente, sobre o programa de auxilio desemprego, que para o trabalhador receber o auxilio, tem que cumprir jornada de trabalho de 6hs diárias, não é emprego é auxilio.

Ora, o que conheço por auxilio desemprego é o aplicado na Europa e Estados Unidos, onde enquanto o cidadão estiver sem emprego, recebe a ajuda governamental. Não há pré condições para o recebimento da "ajuda".

No projeto em discussão, a condição é prestar serviços ao município, entre esses capinagem de terrenos e beiradas de estradas, pinturas de sarjetas e outras tarefas braçais e difíceis.

Outra linha de raciocínio de beira o ridículo, é afirmar a teoria de que nem todos gostam de trabalhar, entre os mais carentes. E ainda utiliza como exemplo, o fato do programa em debate, ter este ano a participação de 70 pessoas. Acontece que o nobre edil esqueceu de dizer, que neste ano de nosso Senhor Jesus Cristo, a Prefeitura Municipal, não disponibilizou inscrições para o programa.

Parece que o Parlamentar, chamou a imensa maioria dos desempregados de pouco entusiasmados com o trabalho.

Mas as besteiras que assolam a política de Limeira, não parou por aí. O debate do trabalho encanto juvenil, voltou à tona em algumas falas. Explicitas ou não, citando exemplos pessoais, como a da Vereadora Elza Tank, que disse que até banheiros já limpou em sua Juventude, parece que alguns defendem que criança ou não, todos devem trabalhar não importa a idade.

Lembrei-me do Livro "A Classe Trabalhadora na Inglaterra" de Engels, no qual é relatado, que garotos de cinco anos de idade foram encontrados escavando minérios, nas minas de carvão do Reino Unido durante o século XVIII e XIX.

Quando a sociedade discuti como abolir a exploração do trabalho infantil, tem lideranças que pregam o retrocesso, propondo uma volta ao inicio do Capitalismo, onde mulheres, crianças, jovens e idosos realizavam jornadas de trabalho de 13, 14 horas por dia, sem férias e outros direitos que hoje as duras penas conquistamos.

Mas meus sensíveis ouvidos tiveram que ouvir mais impropérios. Entre eles o de que há pobres no mundo porque os casais não tem juízo e... pimba, faz um mundaréu de filhos, aí vem reclamar para os políticos ou cobrar daqueles que são eleitos com os votos destes mesmos pobres.

Eta conservadorismo, quanto preconceito e haja ignorância política e Histórica.