terça-feira, dezembro 06, 2005

IH...MEU PREFEITO NÃO CONHECE A CIDADE

Em abril de 2004, fui escalado pelo PT, para conversar com então candidato a prefeito Silvio Félix da Silva. O mesmo tinha feito o convite ao Partido para conversar sobre o processo eleitoral e uma possível aliança PT e PDT.

Na verdade Silvio queria o pré candidato do PT Wilson Cerqueira no papo, mas a executiva partidária entendeu que não era tático, a presença de nosso cabeça de chapa. Como um bom soldado e até por eliminação, aja visto que os membros da executiva não se dispunham a ir até o edifício Vecter Center, quartel general Pedetista, fui, junto com minha companheira, Nadir ela integrante da executiva.

Confesso que participei de muitas reuniões de articulações e negociações de alianças eleitorais em minha vida, mas nenhuma foi tão entediante e ao mesmo tempo fascinante como essa.

Silvio comporta-se como um Herói com super poderes, capaz de apresentar soluções para todos os problemas da eternidade. Parecia que eu via estampado em seu tempo a insígnia do S de super, tamanha era sua falação de que tinha todas as respostas, para todas as dúvidas. Porem nosso super comporta-se simultaneamente, como um cidadão que fala demais sobre intenções, quase nenhuma calcada em conhecimento sobre os assuntos em pauta.

Ele iniciou sua explanação argumentando porque ele seria candidato: "Trabalhei a vida toda por este sonho, não posso abrir mão". Concluí que o importante para ele não era ser Prefeito para efetuar mudanças no sentido de promover cidadania, inclusão e justiça social.

Tive a impressão de que para Silvio o que importava era um quadro na parede de seu escritório, com a faixa Prefeito de Limeira. Silvio deita muita falação, mais do que eu, escuta muito pouco e sofre de desvio de atenção, parece que em alguns minutos não se encontra neste mundo, fica fora do ar. È um sujeito que fala de modernidade, mas não consegue sequer teorizar sobre. Como fala sobre democracia e participação, mas refere-se a um governo, sempre na primeira pessoa. Para nosso Prefeito parece que não existe o Nós, o Eu esta sempre preponderando.

Eu e Nadir saímos dela com varias certezas. Uma delas é a que esta se confirmando hoje: Silvio não tem nada de moderno ou de vanguarda. Tentou reeditar em Limeira, o Lulinha Paz e Amor e esperança de dias melhores, mas como o Presidente decepcionou muitos de seu eleitores.

Com Lula fiquei decepcionado embora não tinha muitas esperanças de que este governo realizaria o que prometeu. Já com Silvio, não me surpreende sua incapacidade de inovar, apresentar o novo e promover mudanças. Silvio é um mixto de passado recente com um presente que insiste em manter a cidade no atraso.

Nosso Prefeito desconhece sua cidade, não enxerga que o mundo mudou, as pessoas mudaram. Não há espaço para abuso de autoridade, totalitarismo e grosseria. A relação política deve ser baseada no dialogo e na tolerância. Fora disto, políticos que hoje estão no poder estão fadados a fracassos.