quinta-feira, dezembro 01, 2005

ZÉ DIRCEU ACABOU?

Assisti pela internet do o discurso do agora ex Deputado Federal, José Dirceu de Oliveira e Silva, na câmara municipal.

Estava ocorrendo uma sessão solene de entrega da medalha Palmares, homenageando personalidades da comunidade Negra. O evento estava muito chato e infelizmente alguns discursos não só me aborreceram, como foram politicamente incorretos e até preconceituosos.

Estes motivos são a justificativa, para que abandona-se o plenário da casa de leis e viesse acompanhar o julgamento de Zé Dirceu.

Na verdade como disse no post de ontem, meu coração pedia a absolvição, mas a razão dizia que o ex Presidente do PT, deveria ser expulso da câmara dos Deputados.

Por isto, sentei-me em frente do computador em minha sala de trabalho e assisti o discurso do ex super Zé como era chamado internamente no Partido.

Tranqüilo e firme, sem uma gota ou indicio de nervosismo ou tensão, Zé ocupou a Tribuna da Câmara, talvez pela última vez nos próximos dez anos, aja vista sua inegilibilidade. Portou-se como um estadista. Para nós que o conhecemos, um verdadeiro Burocrata, clássico na acepção. Homem que não desisti, mesmo acuado, torturado, perseguido e humilhado, não traí seus princípios e concepções, nem tão pouco seus parceiros e companheiros.

Alias Dirceu tinha tudo para abrir a mala de ferramentas, falar tudo o que sabe, despejar magoas e ressentimentos com o PT, o Governo e em especial o Presidente Lula, que em minha opinião, veladamente torcia pela cassação, por acreditar ser a única forma de acabar ou ao menos amenizar a crise.

Como bom Stalinista que é, como disse ontem aqui no Blog, o Ex Ministro, pautou sua defesa, não como algo pessoal, mas dedicando sua vida a um projeto de nação, que acredita. Assim foi sua oratória ontem, respondendo com seu currículo Histórico cada acusação feita no relatório da Comissão de ética.

Confesso que ele sensibilizou, parte de meu corpo (o coração), com suas palavras, mas rapidinho fui chamado à razão.

Zé Dirceu por sua formação político ideológica, não é de abandonar o barco, mesmo com o mesmo afundando. Zé Dirceu aprendeu que a resistência educa e isto é bom, mesmo que seja uma resistência para defender caminhos tortuosos e equivocados como ele trilhou nos últimos anos.

Tomou o controle da máquina partidária, construindo em torno um conjunto de lideranças que seguindo os caminhos por ele ditados.

Centralizou todo o poder em suas mãos e agiu com mãos de ferro com quem atravessa-se seu caminho, com perseguições e expulsões do aparelho partidário. No governo continuou sendo desta forma. Mas o super ex ministro errou a mão.

Não percebeu que esta tática e comportamento não descontentou adversários do PT, como próprios aliados do PT ou fora dele.

A Burguesia esperta, soube captar a fragilidade do Stalinismo e sua burocracia no interior do Governo. Para ela basta derrubar a ponta da pirâmide que o restante caí.

Por enquanto a tese burguesa esta dando certo. Mas tenho dúvidas, se o ex super tudo, esta totalmente derrotado.