sexta-feira, janeiro 06, 2006

MINHAS PREFERIDAS- DEBAIXO DOS CARACÓIS

O caderninho com músicas cifradas do Tio Joaquim tinha (ou tem?), uma infinidade de clássicos. Debaixo dos Caracóis, canção de Roberto Carlos e Erasmo Carlos é do Disco Roberto Carlos de 1971.

Uma de minhas preferidas da MPB, bem como da discografia do Rei. Ao contrario de muitos me ligo mais nas músicas de Roberto na década de 70, acho que sua criatividade foi muito mais apurada neste período.

Por exemplo, Debaixo ficou conhecida como uma canção de amor durante toda a ditadura militar. Pensávamos que RC falava de uma mulher, no entanto em seu programa de final de ano na TV Globo em 1991, revelou-se que a música foi escrita em homenagem a Caetano Veloso que na época estava vivendo em Londres na Inglaterra, em conseqüência do Exílio forçado pelo regime militar.

Ao ler a letra temos claro que a intenção era mesmo falar de um exilado. Debaixo dos Caracóis é a 8ª faixa do CD e 2ª do vinil, lançado pelo Rei, em um trabalho que mostrava as incursões de Roberto pela música negra tão em voga naquele momento.

Como sempre o trabalho foi sucesso, e alem de Debaixo outros clássicos estão neste disco: A considerada por muitos melhor música de RC Detalhes, Como Dois e Dois de Caetano Veloso, a soul music Todos Estão Surdos e Amada Amante dele e Erasmo.

Outra gravação bela foi feita pelo homenageado Caetano Veloso no disco Circulado ao Vivo de 1992.