segunda-feira, fevereiro 06, 2006

COMO O PCB SUPEROU SUA CRISE DE 1935- PARTE 1

O Partido Comunista Brasileiro foi fundado no Brasil em 1922, na emplogação que tomou conta do mundo com a Revolução Russa de 1917. De lá até a metade da década de 30 o Partido de Luís Carlos Prestes, articula a Revolução social, que derrotaria o Capitalismo e instalaria no Brasil o Socialismo.
A Revolução a qual sonhava o Partidão, teria data, o ano de 1935, em pleno governo de Getúlio Vargas, que naquele momento oscilava entre os Americanos, recém saídos da crise de 29 e o Nazi Fascismo, em franco desenvolvimento na Alemanha e na Ítalia.
Prestes que liderou por 4 anos uma coluna de soldados e oficiais do éxercito Brasileiro, exigindo condições de vida e trabalho para as tropas e para o povo, após o movimento que levou seu nome, exilou-se na União Sóviética e lá filia-se ao PCB.
È em Moscou que o futuro Secretário Geral do Pecebão, recebe treinamento, instruções para a tão sonhada Revolução e conhece Olga Benário, que será sua mulher e companheira de militancia.
No Brasil no inicio dos anos 30, ocorria discussões acerca do caráter do Governo Getulista, inclusive no interior dos oficiais que lideraram a coluna Prestes.
Alguns cooptados ou convencidos acreditavam que o velho populista, poderia representar a mudança rumo ao desenvolvimento, principalmente industrializando o País, essencialmente agrário até então. Outros filiaram-se no PCB, e aderiram a concepção da Revolução Socialista, aguardando seu lider, Luís Carlos Prestes, para conduzi-los a vitória.
Os dirigentes do Partido, embora quisessem Prestes, acreditavam que o capitão da coluna, carecia de compreensão da ideologia Marxista e do projeto de tomada do poder.
O que os unia era o caminho a ser adotado para a Revolução: A luta Armada, através da insurreição dos quartéis, com os colunistas a frente e a partir da tomada das cooporações, incitar greves, mobilizações populares, até a derrota de Getulio e da Burguesia dominante.
Prestes e Olga vieram ao Brasil, com esta orientação e convicção. Aqui chegando, por um momento chegaram a pensar em desistir do intento, ao entender que não havia unidade suficiente no exército e em particular, com os ex companheiros do cavaleiro da esperança na famosa coluna Prestes. O casal estava certo.
A Intentona, como foi denominada mais tarde a tentativa de insurreição, foi derrotada, com relativo sucesso em Natal no Rio Grande do Norte onde o Partido manteve-se no poder por alguns dias, sendo derrotado pelas forças federais.
Com a derrota da Revolução, o PCB na ilegalidade começa a ser exdtirpado pela ditadura Vargas, que aproveita de uma suposta ameaça comunista e instala o regime que vai durar dez anos, até 1945, intitulado de Estado Novo.
O intento do governo com o Partidão, faz prisões, assassinatos, deportações, onde a mais famosa é a de Olga Benário, que em 1942 morre nas câmeras de Gás no campo de concentração Nazista na Alemanha. Prestes preso, junto com toda a direção do Partido. Sindicatos de trabalhadores fechados e manifestações populares proibidas, além de leis anti greves e anti migrações.
Este conjunto de situações coloca o PCB em uma de suas maiores crises, que dura até 1945, com um grande acordo entre Prestes e Vargas. Mas esta História conto na segunda parte amanhã.