sexta-feira, fevereiro 24, 2006

MINHAS PREFERIDAS- EU QUERO É BOTAR MEU BLOCO NA RUA

Esta sempre entendi como uma canção de estourar os limites. Seu autor Sergio Sampaio, capixaba, conterrâneo de Roberto Carlos em Cachoeiro do Itapemirim. Desde cedo apaixonado pelo samba.

Mas foi ao conhecer Raul Seixas então produtor da CBS, que entra no mundo do Rock In Rool. Foi esta mistura que o influenciou em suas composições. Antes do bloco, Sergio gravou ao lado do amigo Raul, de Edy Star e Miriam Batucada, um LP experimental e anárquico, que não vendeu nada e que passou para o universo dos Cults e raros. "Sociedade da Grã-Ordem Kavernista apresenta Sessão das Dez", é lançado em Setembro de 1971.

Mas foi com “Eu quero é botar meu bloco na rua”, que veio a consagração. Em outubro de 1972, Sergio concorre ao VII Festival Internacional da Canção. Festival vencido por Fio Maravilha de Jorge Bem cantada pela então desconhecida Maria Alcina.

O bloco não venceu o certame, mas estouro em todas rádios. Vivíamos o período do Regime Militar, mas duro e complicado, o de Médici, com torturas, Atos Institucionais, desaparecimentos e assassinatos, alem da censura. A letra do Samba partido alto de Sergio arrepiava quem a ouve, pois convida sair da pressão e vencer o medo. Com uma metáfora (o bloco de carnaval), Sergio chama a reagir. Bela canção. De 0 a 10, ela entra entre as 07 melhores em minha opinião.

O Bloco foi titulo do primeiro disco de Sergio em 1973. Outra curiosidade: no FIC, Sergio teve o acompanhamento de Renato Piau no violão, Ivan Machado no baixo, os "Cream Crackers" na percussão, Raul Seixas e membros dos Golden Boys no coro.