quarta-feira, março 15, 2006

LINGUAGEM E ORGANIZAÇÃO

Certa vez meu irmão Paulo Sérgio dizia que hoje em dia o marketing é as vezes muito mais eficaz do que ações organizadas. Um camarada constroe uma imagem que na pratica não existe, é fictícia, peça de retórica, falava o mano.

Como a mídia exerce sobre o ser humano, uma influência enorme, a propaganda termina sendo superior ao trabalho organizativo. Na política isto ocorre com certa freqüência. Aparecer na telinha, nas ondas do radio, nas paginas de jornais e revistas, dá muito mais ibope, do que ações de conscientização e organização junto a população.

Da esquerda á direita, com raras exceções, o que mais predomina é a imagem, é tudo como afirma um comercial publicitário. Na maioria das vezes o personagem que aparece nos meios de comunicação vendendo idéias e comportamentos, não é nada do que se apresenta.

Collor em 1989, dizia-se caçador de marajás, no entanto mostrou-se um corrupto e incentivador de marajás. Maluf sempre portou-se com o salvador da pátria e de almas. Até preso já esteve, por corrupção.

Poderia continuar com os exemplos, temos milhares no meio político. Mas quero analisar um email que recebi hoje do meu amigo Luciano Garcia:

Foi com grande entusiasmo que o povo brasileiro recebeu a decisão Judicial que prevê a reabertura das ações contrárias à privatização da Companhia Vale do Rio Doce (CVRD). Agora há uma possibilidade concreta de anulação da venda da CVRD. A privatização da Vale, foi uma das mais emblemáticas do Programa Nacional de Desestatização, levado a cabo pelo governo FHC.

A privatização foi levada a ferro e fogo pelo governo e a Vale foi vendida pelo irrisório valor de R$ 3,3 bilhões, quando especialistas calculavam o patrimônio da empresa em pelo menos R$100 bilhões.

Por representar uma empresa estratégica para o país e motivo de orgulho para os brasileiros é que voltamos a nos organizar para que seja revisto o processo lesivo de privatização da Vale do Rio Doce. Nosso movimento se soma à luta dos povos do continente pelo resgate do controle das riquezas naturais como base para o estabelecimento da soberania nacional.

Participe desse movimento você também!

O texto o qual concordo numero, gênero e grau, com o conteúdo que conclama para a organização e luta, traz uma peça de marketing. A primeira frase, não condiz com a realidade.

Infelizmente nosso povo ficou alheio ao processo criminoso de privatizações ocorrido durante o governo FHC, bem como esta agora á margem desta possibilidade de revisão.

Este ufanismo demonstrado no texto, no caso do menino Luciano não foi de propósito, é cultural. As esquerdas acostumaram-se ao longo dos anos, principalmente nas crises de perspectivas ideológicas, viverem da logística da imprensa, cometendo graves erros.

Não adianta carregar na publicidade é preciso ter organização. A publicidade é necessária, mas não deve ser estratégica e sim um apoio a ação pretendida. Pressupor que o povo esta feliz com a revisão da venda da Vale do Rio Doce, é enganar a nós mesmos, pois sequer o povo sabe deste fato.

É preciso repensarmos nossas táticas de mobilizações. Só o marketing é muito pouco para quem quer derrubar o Capitalismo e construir o Socialismo.