quarta-feira, agosto 09, 2006

EU E A HISTÓRIA ELEITORAL VII


Fernando Collor de Mello, foi Prefeito Biônico de Maceió e votou em Paulo Maluf no Colégio Eleitoral em 1984, quando da vitória de voto indireto de Tancredo Neves, para Presidência da República, pondo fim ao Regime Militar. Sua família com a ajuda generosa dos militares, construiu, um verdadeiro império das comunicações no Estado de Alagoas. Afiliadas da Globo, tanto em rede de TV e Rádio, como em Jornais e Revistas. Com este império nas mãos, Collor preparava-se para ser a alternativa Burguesa, ao Brizolismo e ao Petismo, que aquela altura do campeonato, meados de Setembro de 1989, eram a ameaça de fato aos projetos e objetivos da classe dominante.

Com um discurso de apresentar-se como alternativa á direita que até então governava o País e a esquerda comunista e socialista, Collor inundava nossos lares, com a voz firme, cheia de promessas entre elas á de acabar com os marajás do serviço público, ensaiando a plataforma neo liberal, de alguns anos mais tarde, de estado grande e ineficiente, necessitando enxuga-lo para torna-lo competente. Portava-se como o defensor da moral, dos bons costumes, da família e da tradição. Na outra ponta de sua performance, esta o moderno, onde dizia que levaria o Brasil em 5 anos ao Primeiro Mundo. Marketing é o que não faltou, nesta campanha recheada, de matérias editadas, por exemplo sobre suposto ataque de Petistas a comício de Collor, em Caxias do Sul, quando na verdade, os militantes vermelhos, não passavam de contratados do candidato collorido, para forjar a tal situação. Com o auxilio dos Marketeiros, tudo foi possível. Alias a campanha de Collor inaugurava, a entrada das agencias de publicidade em processos eleitorais.

Do outro lado, o PT já tinha consciência de que podia ir ao segundo turno. A disputa naquele momento era com Leonel Brizola, símbolo de resistência a ditadura, mas extremamente populista. A campanha de Lula, crescia, principalmente, entre os operários e a intelectualidade e os artistas.

Constatei que algo estava para acontecer, ao reparar o aumento de carros, com adesivos de LULA LÁ. Limeira sempre foi considerada conservadora, em todos os aspectos, inclusive eleitorais. Paulo Maluf, tinha até aquele momento, vencido na cidade todas as eleições que disputou. O revezamento de poder na Prefeitura Municipal, sempre foi feito entre dois grupos, conservadores, um de direta e o outro de centro direita. O primeiro representado pelo então Prefeito Paulo D’Andréia e o segundo por Jurandir Paixão. Durante toda a década, greve era sinônimo de baderna, perda de emprego e fuga de empresas do município, este era o discurso das elites da cidade.

Mas os adesivos cresciam, nos automóveis. Nos esforçava-mos para reconhecer as pessoas ou não, morrendo de medo que fosse militante ou simpatizante do PT, mas a maioria não o era. A sede do PT, começou a receber, muita gente que lá ia para pedir material, do LULA LÁ. Como a direção não acreditava, que íamos muito longe, quase não havia material de campanha. Porem o crescimento, fez as lideranças saírem da toca, organizarem o comitê Lula Presidente e elaborar um calendário de atividades. Uma delas foi a visita da então Prefeita de São Paulo Luíza Erundina.

Só para se ter uma idéia, da falta de confiança de que podíamos chegar lá é que a visita de Erundina, foi no mesmo dia em que a Chapa Cutista, dos Metalúrgicos tomava posse, para seu segundo mandato.

Marcou-se um Ato Público, na sede do PT, a época prédio acanhado na Rua Dr. Trajano próximo ao Sindicato do Papelão. Tamanha foi a surpresa, que mais de mil pessoas compareceram ao evento, tendo a direção que fechar a rua, arranjar um aparelho de som, para realizar o ato. Neste momento, os Metalúrgicos realizavam sua festa de posse, que reunia mais de 2mil pessoas. Nisto alguém informou, de que a Prefeita da Capital, estava na cidade e reunia uma multidão. Porque não convida-la para a festa?. Uma carreata improvisada foi organizada até a sede do PT. Lá Erundina foi convencida a falar para os Operários no clube dos Metalúrgicos.

Foi uma loucura. Não sei quantas pessoas lá estavam para ouvir, Luíza dizer que íamos para o segundo turno, ganharíamos as eleições e o Brasil teria pela primeira vez em sua História, um Presidente vindo do Povo. A massa foi a loucura, aos gritos de LULA LÁ, a Prefeita nordestina foi ovacionada. Detalhe, acho que não temos nenhum registro fotográfico deste momento Histórico em nossas vidas. Como Histórico, foi o comício de encerramento do 1º Turno na Praça da Sé e o segundo turno, quando quase chegamos lá.

CONTINUA.........