sexta-feira, agosto 11, 2006

UMAS CURTINHAS



1. Minha Filha assistiu pela primeira vez o Show dos competentes, porém machistas e apelativos Velhas Virgens no Festival Motorcicle no Horto Florestal. Não sei o que ela achou, pois quando escrevo este post ainda não tinha falado com ela sobre o assunto. Se a conheço, gostou do ritmo Rock e Blues na veia e detestou as letras e provocações. Posto a opinião dela, outro dia.

2. Fui assistir três espetáculos do 2º Festival Nacional de Teatro. João Pacifico o Poeta do Sertão, Magika Merluza e Consumato Est, de um grupo do Rio de Janeiro. A peça da Magika, um espetáculo de rua, foi para mim de longe o melhor que presenciei. Pretendo ir amanhã, que ocorrerá a premiação e o espetáculo convidado o Canto das Baleias. Semana que vem comentários sobre os espetáculos.

3. Falando no Festival, conversei pelo MSN, rapidinho com o Secretário de Cultura Farid Zaine. Ele me perguntou o que estava achando do evento. Disse e repito que a iniciativa é ótima, pois procura trabalhar um processo de consciência cultural que aponta perspectivas de maior conhecimento, criando mentes e corações cidadãos. Cultura de boa qualidade, faz romper com a massificação do lixo cultural que vemos todos os dias na telinha das TVs. Alem disto, o preço dos espetáculos, facilitam o acesso dos mais pobres a agenda cultural. Porém ainda acho com todo o respeito que tenho ao Farid, que a política cultural em nossa cidade, ainda é voltada para um setor privilegiado que pode pagar para ter acesso cultural. Talvez a descentralização da agenda, das oficinas, bem como a integração da comunidade cultural na política da secretária, pude-se contribuir em muito para popularizar as artes como um todo.

4. Estou lendo o Romance Estorvo de Chico Buarque de Holanda. Recebi do meu amigo Maurinho, que esta organizando um site na rede com mais de 1000 livros para baixar e ler. Por enquanto quem quiser obras que o menino ta juntando, mandem um e-mail para ele no seguinte endereço: mauro_j_pires@yahoo.com.br . Ele me enviou alem de Estorvo, Budapeste e Opera do Malandro do Chico, Assim Falou Zaratustra de Friedrich Nietzsche e Idade da Razão do moderno existencialista Jean Paul Sartre.

5. Ganhei dois belíssimos CDS. Um do arquiteto e meu amigo Alex Rosa. Me presenteou com um MP3, com artistas Africanos contemporâneos que misturam o batuque da áfrica, com guitarras distorcidas e metais. Fantástico, ouço todos os dias. Em outro post passo os nomes que agora não me lembro. O segundo CD, me foi presenteado por meu cunhado, Adriano. È um disco ao vivo do Rock Sinfônico da Banda Ian Anderson JETHRO TULL. Contem uma coletânea de sucessos, com versões diferentes das originais e a bela Aqualung. Dois belos presentes.

6. Falando em presentes, meu irmão Paulo Sérgio, me presentou com uma obra prima. Tres DVS do mestre de contar Histórias sobre sentimentos humanos, como ciume, ódio, amor, ansia de poder, cobiça. Sou fã de STANLEY KUBRICK, desde que assisti, Laranja Mecânica, em meados dos anos 80. Filme que alias foi proibido no Brasil, durante todo o regime militar. Assisti quase toda a obra deste inglês, que infelizmente nos deixou em 1999. Realizou treze obras cinematográficas, fabulosas. Nunca venceu o Oscar. A caixa que ganhei, é o Vol. 2 da coleção do mestre e traz na verdade 4 discos: Documentário sobre a vida do diretor com locução de Tom Cruise, astro do último filme de Kubrick, de Olhos Bem Fechados, segundo da caixa. O terceiro da caixa é o épico sobre ambição, cobiça Barry Lyndon de 1975 e o quarto é o maravilhoso Laranja Mecânica de 1971, futurista, denunciador de sistemas totalitários, precursor e influência do movimento Punk e é claro anti violência, marca registrada do diretor. Que tal fazermos um dia de Festival Kubrick?.

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Prezado Janjão, meu querido Janja!
Primeiramente, muito obrigado por sempre estar participando de nossos eventos! Portanto, mais uma vez uso esse espaço - viva a democracia - para mostrar que ainda discordo que a política cultural atualmente seja adotada apenas para os mais privilegiados! Há oficinas que fazem parte da DESCENTRALIZAÇÃO da Cultura, eu mesmo atuo em uma, que abrange os arredores da Vila Piza, Boa Vista, Granja Machado, Labak, Boa Esperança e Jd. Boa Vista - nesses locais indicados, Juracy Soares tbm atua dando aula de artes cênicas para as crianças! O Evandro Leite, também é titular de duass outras regiões da nossa cidade! E outros tbm.
Nossos cursos da Orquestra tbm tem levado, através da Escola Livre de Música, novos conceitos aos menos favorecidos! O próprio II Festival Nacional de Teatro, que você participou, teve uma participação brilhante no CAIC, para mais de 500 crianças carentes, muitos deles, assistindo ao Teatro pela primeira vez.
Uma parceria inédita entre a Secretaria da Cultura e Diretoria de Ensino de Limeira pôde levar, em todos os espetáculos (rua e adulto), mais de 100 alunos que formaram os jurados estudantis do Festival, eles avaliaram brilhantemente os trabalhos apresentados e entraram gratuitamente em nosso festival. Tinham alunos de todos os cantos da cidade! O "Viola de Todos os Cantos" chega, no final de agosto, para tbm dar nova opção de cultura e lazer para o público de Limeira, de forma bem acessível: um quilo de alimento não perecível dá acesso ao local, onde serão recebidos os classificados de todas as eliminatórias do Festival "Viola de Todos os Cantos". Bom... é isso!!! Um abraço para você, meu querido!!! Continue sempre bem vindo!

agosto 15, 2006 6:43 AM  
Blogger O sonho não acabou said...

Amigo Ronald:

Viva não só a Democracia, mas a vontade de sempre acertar. Reconheço os esforços da Secretária. Porém ainda são pequenos. Entendo que a Cultura Popular, deva ser um processo continuo de discussão com a população e com a comunidade Cultural. Penso que pensar em espaços, na periferia e parcerias com entidades populares, pode fazer avançar ainda mais, a concepção de popularizar a cultura e construir uma consciência Cidadã. Do mais Parabéns, e vamos continuar conversando, o entendimento só é possível, quando dialogamos.

Abraços;

Janjão

agosto 15, 2006 6:59 AM  

Postar um comentário

<< Home