sexta-feira, agosto 01, 2008

WORKSHOP

“A MPB NOS TEMPOS DA DITADURA MILITAR”

Proponente:
João Geraldo Lopes Gonçalves (Janjão)

INTRODUÇÃO

A Ditadura militar instalada no Brasil com o golpe de 1964 inaugura no País, um regime de exceção, que vai retirar dos cidadãos os direitos básicos da convivência e sobrevivência humana. A Democracia é trocada pelo autoritarismo dos generais de plantão, onde até o direito ao Hábeas Corpus, foi privado as pessoas acusadas e detidas pelo regime. O direito a organização em coletivos, para reivindicar condições melhores de vida, trabalho, salário e direitos civis, foi reprimido ao longo de duas décadas de ditadura. A total ausência de liberdades, seja de imprensa, de organização, e até de ir e vir, provocou em um primeiro momento pânico e uma sensação de impotência frente aos métodos da ditadura, que não se furtaram em torturar, prender, censurar, expulsar e humilhar.

As artes não ficaram imunes às botas pesadas das forças armadas. A truculência e até a ignorância de censores e de agentes do regime, perseguiram com prisões arbitrárias, torturas físicas e psicológicas, não se furtaram de privar o publico de ter acesso a obras brilhantes e magníficas. O plano era manipular os Brasileiros e impedir que a cultura fosse fonte, e, forma de despertar consciências do que realmente se passava no País. Pois, historicamente este deve ser o papel da Cultura, espalhar não só entretenimento, mas contribuir para o avanço da cidadania. E isto, a Ditadura Militar tentou destruir.

A música brasileira, sempre foi rica em seu conteúdo, de contar através dos ritmos e letras, a História de nosso povo. A liberdade sempre foi o objetivo central de nossos artistas. E mesmo debaixo de repressão violenta, estes objetivos nunca foram esquecidos. A importância da MPB, nos 21 anos de ditadura, pode ser entendida, como uma trincheira de resistência ao terror e a busca da Liberdade.

Este projeto pretende, em 05 encontros, analisar através dos vários contextos Históricos, a trajetória de nossa musica. As tendências musicais, surgidas ao longo daqueles anos, seus objetivos. As táticas implantadas pelos artistas para driblar a censura e poder passar mensagens de liberdade e denunciar o terror, bem como os movimentos musicais de resistência.

Ter conhecimento desta parte importante da existência deste País, tendo acesso ao que se produziu de Musica Popular Brasileira, é ao mesmo tempo fazer um resgate daquele período, bem como informar as novas gerações de músicos e agentes culturais, para que possam desenvolver em seus trabalhos, a liberdade cantada e decantada por aquela geração de Mulheres e Homens, que com Arte e Graça enfrentaram e derrotaram uma ditadura.

OBJETIVO

Capacitar através de informações Históricas, músicos, agentes culturais, lideranças de movimentos sociais e culturais, para que possam efetuar um resgate de nossa arte popular e ter com ela embasamento, para novas produções, e assim disseminar o acesso ao nosso passado recente as atuais e novas gerações.

DESENVOLVIMENTO E CRONOGRAMA

MÒDULO I

DO DESENVOLVIMENTISMO Á BOSSA NOVA

• O Governo de Juscelino Kubischek, sua política de desenvolvimento econômico, simbolizado na Construção de Brasília, e o surgimento do Movimento da Bossa Nova, tendo como referencia a musica e disco Chega de Saudades, na interpretação de João Gilberto.

MODULO II

DO BANQUINHO E O VIOLÃO PARA O GOLPE MILITAR

• A renuncia de Jânio quadros, o Governo de João Goulart, o clima de Golpe Militar, contrasta-se com o sucesso Internacional da Bossa Nova, em paralelo com os movimentos de cultura do CPC da UNE e a musica de Protesto.

MODULO III

A ERA DOS FESTIVAIS PARA A ERA DAS TREVAS

• Primeiros anos de ditadura, ainda respira-se democracia limitada, mesmo assim com algumas cassações e prisões. Neste período, os Festivais de Musica e o surgimento do Tropicalismo, serão a base de resistência cultural ao regime, até a promulgação do Ato Institucional numero cinco.

MODULO IV

APESAR DE VOCÊ ATÉ A ABERTURA POLÌTICA

• A repressão política e física. O milagre econômico. O exílio de artistas da MPB, a censura musical, o ufanismo, a linguagem cifrada e metafórica. A MPB a serviço da liberdade.

MODULO V

PRO DIA NASCER FELIZ Á DEMOCRATIZAÇÃO

• A Anistia, o Bipartidarismo, o ressurgimento das lutas populares. A MPB toca no radio, o ressurgimento do Rock Nacional, as produções independentes, e as mudanças na industria fonográfica.


INICIO DA ATIVIDADE

As aulas terão inicio no dia 06 de Setembro, em Piracicaba, das 14h ás 18h. Serão cinco sábados. A atividade é uma realização da Associação Amigos das Oficinas Culturais do Estado de São Paulo, da Oficina Cultural Regional Carlos Gomes, da Secretaria de Estado da Cultura e da Secretaria Municipal de Cultura de Piracicaba.

INSCRIÇÕES

Vagas limitadas. O endereço é: Centro Cultural Pacheco Ferraz, Rua Paulo de Moraes, 1580- Paulista- Piracicaba. TEL: (19)3402-7373. Informações também com o autor pelo e-mail: revupoeta@yahoo.com.br ou telefone- (19)3033-1384.