segunda-feira, setembro 19, 2005

PORQUE O PRESIDENTE NÃO FOI AO PED?

O Presidente Lula não votou no Processo de Eleições diretas do Partido dos Trabalhadores. Não justificou o motivo de sua ausência, apenas o candidato da força majoritária Deputado Ricardo Berzoini, manifestou-se á respeito, frisando de uma forma confusa e atabalhoada, que o Presidente, quis manter-se neutro nesta decisão, colocando-se acima das tendências e disputas internas.

Aliás, este sempre foi o discurso, que se fez em relação a Lula nestes 25 anos de PT. Discurso para mídia, pois foi até á pouco uma das principais lideranças do campo majoritário do Partido, sendo que em alguns momentos prevalecia-se (prevalece)sua vontade e autoridade.

Sempre enxerguei esta conduta de Lula e acho perfeitamente normal e legitima. È extremamente hipócrita a tese de que é um patrimônio da classe trabalhadora, assim deva ficar acima de qualquer suspeita e conflito interno. Porem sempre acreditei em sua liderança e sua capacidade de orientar e apontar caminhos para os trabalhadores e pobres. Em alguns momentos Lula o fez e eu o segui.

Nunca vi nele um messias ou salvador da pátria, como a força majoritária ocultou e culta. Via em Luis Inácio o dirigente que conduziria a classe rumo às mudanças e a ruptura com o capitalismo. Sempre soube que Lula não era e não é um Socialista, mas tinha fé que o processo de Histórico de Luta, o faria um seguidor dos ideais socialistas, repetindo o processo ocorrido com Fidel Castro.

Mas Lula vem frustando-me a cada dia. A maior das frustrações, talvez a derradeira, foi a do discurso, após o depoimento de Duda Mendonça na CPI dos Correios.

Esperava um pronunciamento, de um dirigente de massas, que orienta suas bases no que fazer. Que se aponta os inimigos e responsáveis pela crise. Que reestabelece-se em nós a esperança e a credibilidade de que é possível mudar, é possível construir uma nação sem explorados e exploradores. Ao contrario, vi um homem amedrontado e refém de uma elite truculenta e sedenta para concentrar renda cada vez mais.

Portanto sua ausência nas eleições do PT, não me surpreenderam, nem me frustraram. Apenas confirmo que Lula não é o timoneiro ou o cavaleiro da esperança. Infelizmente Lula passará para a eternidade, como um operário que conseguiu chegar a Presidência da República e não estará na galeria dos grandes lideres, como Lênin, Marx, Guevara, Mandela e outros.