terça-feira, setembro 06, 2005

A VELHINHA

Entrei no onibus, no chamado periodo "A hora do Rush". Lotado o veiculo carregava, moçinhas do comércio, rapazes e moças de fabricas, estudantes que saiam das escolas e que iriam iniciar nas aulas daquele dia. Aborrecido com o fato de ficar quase 1hora a esperar o coletivo, não reparei logo na entrada em nossa personagem. Alias quem chamou minha atenção, foi minha esposa, Historicamente mais atenta do que eu a fatos do cotidiano. A senhora aparentando a casa dos 60 anos, um pouco obesa para sua idade, mantinha o semblante sofrido, porem esperançoso. Sentadinha no banco reservado aos idosos, na metade da viagem, ela retirou de sua sacola (enorme por sinal)uma laranja e a degustou ali mesmo, naquela lata velha. Chupou a fruta com prazer. Um prazer digno de uma viagem ao paraíso ou a alegria de ver filhos e netos com saúde e alimentados, correndo pela sala e por todos os comodos da casa. E suponho que a senhora deva ter filjhos e conseguentemente netinhos. Observava-mos aquele ato digno de uma noite de sexo, onde o orgasmo foi atingido mil vezes. No final da fruta, ela retirou da sacola, um pãozinho Francês e uma garrafa de agua e igualmente a laranja, alimentou-se com muito gosto. Fiquei com a imagem, daquela senhora na memória. Deparo-me com ela quase todos os dias pela manhã. As vezes a tarde-noite, como no caso que conto. Penso, que País é esse que seus velhos precisam levantar de madrugada e voltar pra casa com a noite já alta?. Que País é esse que seus idosos ao invés de curtirem o tempo com os netos e com amigos, brincando, dançando, divertindo-se, são obrigados a fazerem força com as mãos, as pernas para poder ter uma laranja e um pão pra comer?. Que País é esse que obriga seus idosos a utilizarem transporte coletivo, serviço de saúde precários e de péssima qualidade?. Cada vez mais me convenço: Este País tem uma elite governante de M...