MINHAS PREFERIDAS-TRAVESSIA
Esta canção fui conhece-la em minha adolescência, na pastoral da juventude da Igreja Católica. Travessia era e até hoje ainda é parte de toda roda de música, principalmente entre os jovens. Milton Nascimento ainda não era conhecido dos Brasileiros quando inscreveu esta canção no II Festival Internacional da Canção, da Rede Globo.
Apesar de ter tido um ano antes (1966), uma música sua gravada (Canção do Sal) pela já consagrada Elis Regina, o carioca, mas mineiro por opção, entra em definitivo para o rol da MPB, em 1967 com Travessia.
Neste Festival Milton concorre com três composições: Travessia em parceria com o eterno parceiro Fernando Brant, Maria Minha Fé, em parceria com um grande amigo também mineiro Marcio Borges e Morro Velho de autoria solo.
Milton cantava em um conjunto de baile do Rio de Janeiro intitulado Sambacana, com o qual gravou um LP pela primeira vez em 1965. Travessia arrancou o Segundo Lugar no FIC e Milton ficou com o prêmio de melhor Interprete na fase Nacional, que foi vencida por Margarida de Gutemberg Guarabira, o Guarabira da dupla com Sá.
Travessia relata metaforicamente a estória do migrante em busca de melhores condições, bem como do Artista que nas estradas e com sua voz vence batalhas e muda o mundo.
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home