sexta-feira, novembro 18, 2005

PROPAGANDA È A ALMA DO NEGÓCIO?

O titulo reflete frase muito comentada para explicar a necessidade da propaganda, para vender produtos e idéias. O mundo contemporâneo e globalizado, o marketing não só é a alma de negócios, como pode revolucionar e transformar realidades.

O merchandise, já foi responsável por mudanças significativas na vida de uma nação. Quem não se lembra de Fernando Collor, vendido pela mídia como o Salvador, o caçador de marajás, o Homem acima de qualquer suspeita e que acabaria com a corrupção no País. A maioria da população acreditou na fantasia inventada pelos publicitários e marketeiros. Como não dá pra esquecer a campanha presidencial de Lula e todo o jogo de cena pensado e arquitetado pelo Duda Mendonça.

A propaganda na sociedade atual serve para obtenção de resultados praticados que levam a lucros. Quem não se lembra da recente e continuada guerra das marcas de cerveja?. Os lucros da AMBEV aumentaram assustadoramente, batendo recordes de venda e acumulação. Algumas peças publicitárias, são feitas com mais ou menos dinheiro, mas que atingem objetivos traçados. Agora algumas por mais que a intenção seja das mais nobres, incorre em erros graves e clássicos.

Minha amiga e companheira de trabalho Kelly Luchesi, folheava hoje pela manhã a revista da Associação Paulista de Municípios e chocou-se com um anuncio publicitário do Movimento Diálogos contra o racismo e pela igualdade racial, que reúne 40 instituições da sociedade civil que estão no combate ao racismo. Propaganda de pagina inteira, mostra meio corpo de um Homem, da cintura até o pescoço, trajado com terno e gravata. No corpo da imagem o seguinte texto:

IMAGINE UMA PESSOA IMPORTANTE, LINDA E ELEGANTE.
VOCÊ NÃO PENSOU EM ALGUEM NEGRO, PENSOU?.

Tudo isto em letras grandes e garrafais. Abaixo deste texto, vem a explicação. Porem em letras miúdas, sem destaque algum. O leitor desatento, lê apenas o que esta em destaque, ficando a péssima impressão de que é uma apologia clara ao racismo. Propagandas como estas melhor não te-las.

Elas no mínimo soam agressivas e excludentes, ao invés de apontar para a reflexão sobre o racismo e o preconceito. Não sou expert no assunto, mas entendo que o Marketing necessita ser objetivo, direto e franco. Não da pra inventar.

Já tinha visto esta campanha na TV e já achei esquisito, embora o narrador em Off na telinha tire as duvidas que a frase sucinta. Neste caso a propaganda ao invés de ser a alma, torna-se a lama do negócio.