quarta-feira, dezembro 07, 2005

A HISTÓRIA DO SAAE POR PC DO BEM

Meu amigo o Jornalista Paulo Corrêa, estará nesta sexta-feira no ISCA Faculdades, defendendo seu trabalho de conclusão de curso. Acompanho por alguns anos na vida acadêmica do Paulinho e trabalhei diretamente com ele ao longo da campanha eleitoral do ano passado.

PC é um garoto inteligente e com uma sensibilidade apurada com os mais pobres, embora às vezes o acho um pouco seco em alguns assuntos. Mas no geral é um menino que tem consciência do tempo em que vive e procura escrever a História deste tempo.

O primeiro texto que li de nosso futuro jornalista, foi matéria publica no Jornal de Limeira, cujo teor não me lembro, mas lembro que o Juiz de Direito, Aciones Diniz, escreveu uma resposta ao do PC, criando uma pequena polêmica. Este texto já deixava marcas de um estilo jornalístico, baseado na pesquisa e no relato dos fatos, com um adendo o da opinião.

Não sei se Paulinho vai constituir em sua carreira este somatório de estilos, que dificilmente um profissional da imprensa consegue sustentar, até porque a indústria de comunicação fraciona as funções, como exigências do mercado e de uma suposta qualidade, da qual não acredito e não a vejo.

PC manteve e aprimorou este método, nos demais trabalhos, seja os publicados em seu blog www.pautalibre.blogspot.com, seja no quase findo tiro e queda, seja nos jornalões.

Pude constatar que a reportagem é uma de suas paixões. Vi a entrevista reportagem que o garoto fez com o JB Antero, fotografo da Gazeta de Limeira, matéria veiculada no T&Q. È em minha opinião uma das melhores que PC escreveu e trabalhou, até porque mostrou para nossa cidade esta figura fantástica que é o JB, eu mesmo não o conhecia.

PC pelo que pude acompanhar tem levado a sério a futura profissão e vejo que tentará atuar de forma independente e autônoma. Tomara, pois necessitamos de Jornalistas comprometidos com a verdade e a ética.

O tema da tese de PC é a famigerada privatização do SAAE-Serviço autônomo de água e esgoto de Limeira- realizada de forma espúria em 1994. Estou lendo o trabalho, e estou achando ótimo.

Ainda não entrei no processo que desencadeou a concessão criminosa. PC trabalha a História do saneamento em Limeira, desde a primeira adutora (A do Morro Azul), no inicio do século passado, até o fatídico domingo que entregou nosso patrimônio a Lionesse, consorcio que administra nosso sistema hoje.

Não sou da banca examinadora e nem sei quais os critérios de avaliação, mas só pela importância Histórica de tão importante assunto, PC merece a nota Dez.

Vou assim que terminar a leitura, falar sobre o livro e propor para o Paulinho, realizarmos um debate sobre o tema e quem sabe um lançamento, mesmo que seja apenas para encontrar um patrocínio para a publicação. Parabéns PC do Bem.