sexta-feira, janeiro 06, 2006

DOIS GORDOS: SEMELHANTES E DIFERENTES

O que João Gordo, vocalista da Banda de Rock Punk e VJ da MTV Brasil tem de semelhante com o cantor e compositor, um dos pais de Black Music brasileira Tim Maia ?.

Ambos viveram quase toda a vida com uma massa de gordura pesando acima dos 120 Kilos. No caso de João Gordo, antes da cirurgia de estomago que foi submetido no inicio de 2005, pesava 180 Kilos. Tim eu não sei, com que peso terminou sua vida terrena.

Outra semelhança entre os gordos, era a capacidade de desferir palavrões, xingamentos aos montes. João Gordo gosta de falar utilizando palavras de baixo calão. Tim Maia quando conversava normalmente proferia muita gíria de seu tempo ou atualizada.

Mais uma semelhança entre eles, o vicio da bebida. Os dois bebiam (JG após a cirurgia abandonou a bebida e drogas pesadas) demais, apresentavam-se no palco mais do que bêbados alucinados e fora deste mundo. Tim já em final de carreira, ou abandonava o palco, ou nem aparecia ou folgava em sua belíssima banda Vitória Régia. Ela segurava os vocais. João mais moço, usava da bebedeira para suas performances e xingamentos.

Agora as diferenças, são enormes. Tim era gênio na música. João engana, berra e grita. Só. Tim era poeta nas letras. João promove a violência nas composições. Tim desafiava o poder das gravadoras apontando caminhos e saídas. João Gordo adapta-se ao status quo, pois até apresentador de vídeo clipes já foi. Tim passeia por todas as tendências. João é abominado por quase todas.

Estilos diferentes e semelhantes. A dialética é presente no trabalho destes gordos.

Os vi ontem na TV. Tim no DVD Ensaio da TV Cultura. João no programa Silvia Popovich na mesma Cultura. O DVD recomendo comprar para quem não conhece o maior soul humam do Brasil e também para quem conhece para continuar apaixonado pela obra do maior cantor de Black Music deste País. Já a entrevista de João Gordo, recomendo assistir o repeteco amanhã às 18h30min na TV Cultura, mas só de curiosidade.

1 Comments:

Blogger Felipe Voigt said...

Um gordo falando de outros gordos!!
Ow, linkei seu blog no meu novo endereço: questaodeordem.blogspot.com
Dá uma passada por lá e comenta o que achou da nova casa.

E aí, já saiu do PT?

Abraço!

janeiro 10, 2006 11:29 AM  

Postar um comentário

<< Home