terça-feira, março 21, 2006

VIOLÊNCIA

Todos os dias ouço pela manhã o programa de radio AM, Bom dia Mix do meu amigo Ivan Junior. Dos programas que focalizam assuntos como política e polícia é o único que gosto de acompanhar, pelo jeito simples de condução dos assuntos pelo ancora do programa. Simples e como muita habilidade, embora às vezes não concorde com algumas opiniões ou comentários.

Mas o que mais chama minha atenção é o noticiário das ocorrências policiais. Estou chocado com a quantidade de atos de violência cometidos contra mulheres e crianças.

O índice é maior que assassinatos em função de roubo ou trafico. Às vezes chega a ser de cada cinco ocorrências nos plantões policiais, três é referente a espancamento, morte ou estupro de uma mulher ou criança. Outro dado, a maioria das vitimas são pobres e sofrem violência ou do marido, namorado, pai ou mãe.

Uma noticia em particular chamou a atenção: Um homem trafegava pela Avenida Lauro Corrêa, em uma moto. Na garupa da motocicleta, uma mulher. Esta mulher caí da moto, o homem parece que não percebe nada, sequer para o veiculo de duas rodas, não dá socorro.

Populares então socorrem a mulher, que no hospital revela ser o condutor da moto seu esposo. Perguntas que não querem calar: Descuido do marido? Estava embriagado? ou foi de propósito?. Tenho ouvido varias Histórias de maridos planejarem a morte de suas esposas.

Os motivos de tamanha brutalidade e estupidez, são os mais variados: desde dinheiro e posses, até traições e demonstrações de poder. Vejo que é preciso buscar soluções que combinem políticas públicas com repressão à violência premeditada e organizada pelo crime.