segunda-feira, março 26, 2007

ALGUMAS REFLEXÕES DEIXADAS PELA GREVE DOS SERVIDORES MUNICIPAIS

Postei no inicio do ano um texto sobre quem viria para o PT. Uma suposição, baseada em alguns fatos observados por mim. No conteúdo trabalho varias hipóteses, que vão do dentista Lélis Del Fabro, passando pelos Vereadores Tarcilio Bosco, Fausto de Paula e Carlinhos Silva, aportando no Prefeito Silvio Félix. Alguns blogs e e-mails que recebi, comentaram que apontei com maior força, a vinda do Chefe do Executivo, em função da aproximação do grupo do Prefeito de Campinas Helio dos Santos com o governo Lula e a necessidade de Silvio em ter dinheiro e apoio para suas promessas de campanha tornarem-se realidade.

Pois é, concordo com os comentários e mantenho minha posição, de uma não digo vinda de Félix, mas de tentativa de aproximar setores do Partido dos Trabalhadores de Limeira de seu governo. No final do ano, o Prefeito sem motivo aparente, conversou por três vezes com o Presidente do PT, Wilson Cerqueira, que ficou surpreso com os convites e ao mesmo tempo frustrado com as intenções, pois o chefe do executivo continuou demonstrando todo o seu despreparo com um ambiente democrático.

No episódio da greve dos motoristas e cobradores de ônibus, Silvio no primeiro momento se fez de morto, depois ao perceber que seria fritado politicamente, pediu ajuda ao que ele chama de setor radical do PT, para buscar soluções para o movimento, que tinha deixado o sistema de transportes um caos.

Agora na greve dos Servidores, faz coro com o empresariado da cidade, que ataca o Sindicato dos Metalúrgicos de ser responsável pela saída e não vinda de empresas para o município. Costumo dizer que, quem é incompetente e arrogante, costuma jogar a culpa nos outros. Mas o caso das empresas X Sindicalismo combativo, a abordagem é política, de olho nas urnas em 2008. Voltarei em outro texto sobre este assunto.

O ataque do Prefeito ao que ele chama de ala radical, não é a toa. Ontem em encontro municipal extraordinário, o PT de Campinas aprovou com os votos da Tendência Majoritária Articulação Unidade na Luta, o apoio incondicional ao Governo do PDT, daquela cidade, isolando a esquerda Petista contraria á adesão. Tudo indica que o acordo foi costurado por Brasília, levando em conta a discussão da formação da coalizão de governo, do qual o PDT faz parte. Acredito que em troca, a administração Helio dos Santos, estará repleta de Petistas, ocupando cargos.

Este fato é significativo no que pode acontecer em Limeira. Embora a Articulação não seja maioria na cidade, costuma agir em contatos por cima e com uma postura pragmática e burocrata. Hoje a unidade na luta, representa pouco menos de 25%, do diretório municipal, não tem nenhum Vereador e dirige de importância apenas a Sub-Sede da APEOESP. Portanto quem dirige e tem responsabilidade pelo Partido é a esquerda representada pelo Fórum Socialista.

O fim da greve dos Servidores Públicos decidida no ultimo sábado, teve o dedo de uma articulação que tenta isolar a estratégia da esquerda em acumular através da Oposição ao Governo autoritário de Silvio Félix, referencias visando as eleições de 2008. Portanto vislumbro, luta interna no PT, onde os interesses estarão centrados entre uma frente de esquerda contra o PDT ou uma adesão ao governo Silvio.

Digo isto porque tenho achado estranho o comportamento de algumas lideranças da Articulação na greve e no movimento do serviço público municipal. Tenho dúvidas, as quais encerro este texto:

1- Porque o Sindicato dos Professores não esteve e não convocou a categoria para a Assembléia que definiu a greve da semana passada?

2- Porque no mesmo dia da Assembléia a APEOESP, divulgou, que a greve dos Professores seria a partir do dia 07 de março?

3- Porque na Pauta de reivindicações dos Professores não esta o reajuste de 24%, pedido por todo o funcionalismo?

4- Porque a APEOESP não unificou a luta com o restante do Funcionalismo?

5- Longe de pensar isto. Mas é só corporativismo, ou houve aposta na desmobilização da greve, com intuitos de corporação ou o efeito Campinas esta sendo adotado, aqui? Pois quem dirigiu o movimento desde o primeiro momento foi a esquerda Petista, anti Silvio?.