quinta-feira, julho 26, 2007

CURTAS & REFLEXÕES


IMPRESSÕES DIGITAIS

* A edição do Jornal A Gazeta de Limeira de hoje, esta lamentavelmente pobre de matérias incisivas e de destaque no noticiário local. Enquanto o concorrente (Jornal de Limeira), traz como manchete principal, o caso da Merenda Escolar, onde denuncias e ações judiciais, colocam sobre suspeita o contrato da Prefeitura com uma Terceirizada, a GL, estampa a morte por atropelamento de uma Idosa. Não que o fato não gere noticia, mas denota mais uma vez que o diário da família Luccatto, age mais como porta voz do executivo de plantão, do que um órgão independente e imparcial. E mais, não dá para destacar nenhuma matéria de grande relevância em todo o folhetim.

* O Técnico da Seleção Brasileira de Futebol, Dunga, declarou no final do Jogo contra a Argentina pela Copa América, que esperava que o Titulo, pudesse dar alegria, aos pobres, excluídos do planeta. Disse mais: nossa função é levar alegria ao povo, mas também ajudar este povo, a sair da miséria e da fome. Gostei. Não foi piegas e nem hipócrita.

* Ta circulando na rede, um texto cujo titulo Viva a catástrofe! Os bons tempos voltaram, é na verdade uma pegadinha. Escrito pelo jornalista Luis Nassif, parece uma defesa do governo Lula, em relação aos ataques, sofridos recentemente, em função do acidente do avião da TAM em Congonhas. O signatário, ataca a Oposição, os intelectuais, lideranças populares e outros. No final Nassif explica, que trata-se de artigo assinado por Arnaldo Jabor, durante o mandato de Fernando Henrique Cardoso. Vale a pena ler. Acesse o blog do Nassif: http://luisnassif.blig.ig.com.br/.

* O Sindicato dos Metalúrgicos, terá eleições no mês de Setembro. Tem duas chapas concorrendo. A de numero um, da atual diretoria, de esquerda e que esta na direção há 21 anos. A segunda, é um catado, provavelmente financiada por algumas empresas e com o apoio de direções sindicais de direita, entre elas, a do Sindicato dos Motoristas. Acho positivo, ter uma oposição ao maior e mais importante Sindicato da cidade, pois é um momento para a esquerda refletir, exatamente sobre erros cometidos. A chapa patronal não tem a mínima chance de vitória, porem pode ser responsável sem saber, da reconstrução de uma política de classes para o sindicalismo combativo, que vive uma crise sem precedentes na História Brasileira. Para nós Socialistas, a tarefa é contribuir para que o Sindicato, continue nas mãos da esquerda. Falarei mais em outro post, sobre o assunto.

* Comentário sobre o PAN do Rio: Os atletas do esporte Brasileiro são heróis. Ganhar medalhas, sem um mínimo de apoio das autoridades publicas e privadas, é um verdadeiro milagre. O atleta do TAE KEM DO, teve que vender seu fusca, para poder se preparar para a competição. O que não dizer da Pernambucana, do Pentatlo moderno, cuja mãe vendia bolinhos para financiar os treinamentos da filha em modalidades, caras para uma menina pobre do sertão nordestino. E o time de futebol feminino?. Tirando Marta, as demais ou estão sem clube, ou recebem uma miséria de salário, ou precisam de outros empregos para sobreviverem. Lula mereceu em partes as vaias no PAN.