terça-feira, setembro 25, 2007

ELEIÇÕES 2008


Daqui a exatos cinco dias, encerrasse o prazo para novas filiações partidárias, com intenções de disputa eleitoral em 2008. È costume entre os Partidos, estender a data limite de entrega de listas de filiados atualizado, no ultimo dia estipulado pela legislação eleitoral. Portanto até o dia 05 de outubro, muitas cabeças trocaram de sigla ou informarão a opinião publica onde estarão alojados para o pleito eleitoral. Mesmo sem terminar o primeiro prazo da justiça eleitoral, já é possível, traçar um quadro do que veremos na disputa pelo trono Maximo do Prada e pelas cadeiras da câmara municipal.

O Prefeito Silvio Félix, vem tendo um mandato calcado no Populismo, na política do dando que se recebe. Teve inúmeras e ainda as tem dificuldades para cumprir as varias promessas de campanha. Seu mandato é recheado de denuncias de corrupção, envolvendo quase todo seu staf de secretários e funcionários de primeiro escalão. Silvio tem se dividido, em fazer publicidade das promessas e responder os vários processos judiciais contra seu governo. Por outro lado mantem total controle, sobre a Câmara de Vereadores, pelo menos evitando que a casa de leis, abra investigações para apuração da dezenas de denuncias. Prepara para o fim deste ano e começo do outro, um rol de inaugurações, as quais ele mesmo se auto intitula, como “Furacão”, capaz de como o governo lula, se aclamar como o Prefeito que faz limeira crescer e mudar. Desde o primeiro dia de mandato, faz campanha para a reeleição. Procurou reestruturar sua legenda o PDT, levando para ela velhos caciques da Política e promessas como o Presidente da câmara Eliseu Daniel, que embora negue, tudo indica estará no PDT. Silvio terá dificuldades, quanto ao vice de sua chapa. O PMDB, diz que não, mas o mais provável é que queira continuar neste posto. Mas outras lideranças clamam por este posto, entre elas o Vereador César Cortez do PV e o agora membro do PP, o ex Prefeito e ex Tucano José Carlos Pejon. O Prefeito esta se especializando em deter siglas: Tem a posse do PP e tudo indica o PRP, de seu ex (será), fiel escudeiro Rico, como possível sigla de apoio. Silvio é conhecido nas rodas políticas, como aquele que tudo promete e nada cumpre. A população tem presenciado um pouco este estilo. Esta é outra dificuldade. Porem com um canteiro de obras prometido é possível que o Prefeito mantenha seu percentual de todas as eleições, entre 40 a 45%. Começa a disputa na frente. No entanto, tem obstáculos a derrubar, as já citadas ações judiciais (destaque para a Merenda Escolar) e o movimento social, em particular os de esquerda e talvez uma pequena porem importante rebelião na câmara de Vereadores.

Pedro Kulh, candidatisimo, embora negue isto oficialmente, é hoje o mais forte candidato de Oposição. Traz junto a si, todo um grupo identificado com a Maçonaria e com o chamado atraso desenvolvimentista na cidade. Faz um populismo típico de festa junina ou festa de batizado, onde o patrão é o padrinho e paga todas as despesas. O PSDB, ao longo do mandato Silvio Felix, teve uma atuação pífia, escondendo-se da opinião publica e nos bastidores uma luta fratricida entre os adeptos de Kulh contra o grupo de José Carlos Pejon. O segundo muito magoado por ter sido abandonado por Pedrinho, anunciou semana passada sua saída do ninho Tucano e sua ida para o PP, citado acima. Fala em ser candidato, mas aponta-se como uma estratégia do PDT, para dividir votos dos Tucanos. Pedro Kulh, venceu a queda de braços, com Pejon, mas ainda tem muitas pedras no caminho, entre elas processos judiciais, que o colocam em inelegibilidade. A outra dificuldade, é sua identificação com a loja maçônica, nem um pouco popular. A loja atrapalha também nos acordos políticos e na obtenção de alianças. Outro problema são as lideranças que o PSDB traria para o apoio a Kulh. O empresário Lusenrique Quintal tem sido assediado, pelos Tucanos, para que abdique de sua candidatura e apóie Kulh. Porem a impopularidade de Quintal e o fraco desempenho deste nas urnas, são entraves, tanto para atrair alianças, quanto votos. Outro entrave é a chapa de Vereadores, basicamente hoje com apenas o Vereador Almir Pedro dos Santos, com capacidade eleitoral. Os dois mandatos de Pedro Kulh, oscilaram entre algumas obras e ações que agradaram o munícipe, com atitudes polemicas, como a municipalização da educação e o contrato com a FIA/USP, para o Plano de Carreira do Funcionalismo publico. O candidato Tucano carregara consigo o Governador Serra. Isto afasta automaticamente a esquerda e alguns setores progressistas de um apoio a Kulh. Hoje o ex Prefeito teria entre 25 a 30% dos votos, insuficiente para derrotar Silvio. Precisa de alianças.

O PT foi o Partido que mais cresceu de 2000 até agora. Saltou de 9 a 10%, de 1996, para os mais de 15% de 2004, alem de nas eleições para o Congresso Nacional ter atingido marcas Históricas para o Partido na cidade, algo em torno de 25% dos votos validos. Na contramão do crescimento eleitoral, a crise política em que mergulhou e mergulha as esquerdas, tem trazido dilemas ao Partido na cidade. Aliado ao conservadorismo típico da casa grande, o distanciamento partidário das lutas populares, bem como das instituições da sociedade civil organizada, tem esvaziado o Partido, que de orgulho como agremiação de vida orgânica e útil, passa a ser meramente uma legenda eleitoral. É claro e evidente, que a crise é nacional e que afeta a militância na cidade. Mas é preciso aprender com a crise e se reestruturar. Do ponto de vista de referencia de esquerda, o PT ainda é respeitado, mas para ter viabilidade eleitoral, precisa ampliar para alem de sua base habitual e fortalecer os movimentos sociais. O Partido tem hoje, apenas um nome capaz de suplantar o patamar de 15%, o Presidente Wilson Cerqueira. É capaz o Partido de criar uma frente de esquerda genuína, com PSB, PCdoB, PSOL, podendo com grandes chances puxar o PSC. Porem alem destes problemas, a principal referencia passa por problemas de saúde que podem comprometer uma candidatura a Prefeito. Os demais Partidos desta possível frente não teriam nomes com viabilidade eleitoral para sustentar uma empreitada destas. O PSB esta lançando o nome do Delegado da Policia Civil, Dr. Paulo Haddichi, mas tudo indica que será para valorizar o Partido, nas negociações.

Em outro post, um relato do que farão ou pretendem fazer PMDB e PR.